Protocolo elaborado pelo Sebrae, em parceria com a ABIHPEC e a ABIPLA, orienta sobre os cuidados para mitigar os riscos de contágio da Covid-19 nos espaços públicos e privados

Apesar do início do processo de vacinação contra a Covid-19, os cuidados em relação à higiene e à segurança sanitária permanecem indispensáveis em todos os espaços, especialmente em banheiros e vestiários, sejam eles públicos ou privados. Dada a importância das medidas de prevenção ao coronavírus, principalmente dentro das micro e pequenas empresas, o Sebrae se juntou aos parceiros, ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) e ABIPLA (Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso de Doméstico e de Uso Profissional) para elaborar o Guia de Retomada de uso de Banheiros e Vestiários Públicos e Privado.

O documento digital está disponível para download na página específica de protocolos de retomada no Portal Sebrae. O conteúdo segue as orientações do Ministério da Saúde e reúne recomendações relevantes sobre os protocolos de higiene pessoal e de limpeza de ambientes para evitar a contaminação e a disseminação da Covid-19 nos banheiros e vestiários de uso coletivo, sejam eles privados, como os instalados em indústrias e escritórios, ou públicos, como os localizados em shoppings, escolas, rodoviárias e outros estabelecimentos.

Confira abaixo as orientações e dicas do Guia de Retomada: 

Distanciamento Social

Dentro dos banheiros ou vestiários as regras de distanciamento social também devem ser observadas, respeitando o limite do espaço disponível e o número de pessoas. 

Higiene Pessoal 

Os locais para lavagem das mãos devem ser de fácil acesso tanto para clientes quanto para os colaboradores. Além de boa sinalização com avisos, a comunicação sobre a necessidade de lavar as mãos adequadamente (com água e sabonete e fazer também uso do álcool em gel 70%) após o uso do banheiro ou vestiário deve ser reforçada.

É recomendado o uso de toalha de papel descartável para enxugar as mãos ao invés de secadores elétricos que podem colaborar para a proliferação de vírus e bactérias em suspensão no ar. O material deve ser protegido por dispensers fechados que evitam o contato do produto com o ambiente e pessoas. 

Uniformes e vestimentas

Os uniformes e vestimentas dos colaboradores devem ser cuidadosamente guardados de forma individual, sempre separando os objetos limpos dos já usados. Os calçados também devem ser mantidos longe das peças de roupas ou vestuários para evitar a contaminação cruzada. 

Limpeza e Higienização de ambientes 

Organize períodos específicos para a limpeza e higienização de banheiros, lavatórios e vestiários. De preferência antes da abertura e após o fechamento do estabelecimento e verifique a cada três horas se há nova necessidade de limpeza com produtos sanitizantes. As lixeiras também devem ser esvaziadas e higienizadas ao longo do dia, com o uso de luvas descartáveis de látex ou borracha pelo profissional que for manuseá-las. O mobiliário, bancadas e superfícies devem ser limpos com panos descartáveis e/ou toalha multiuso descartável. No caso de pisos, recomenda-se o uso de pano e toalhas descartáveis que devem ser exclusivamente destinados para este fim.  

Como fazer a limpeza 

A limpeza de superfícies deverá ser feita com álcool 70% ou outro produto de limpeza, sendo que em caso de pisos e paredes, recomenda-se o uso de detergentes neutros ou desinfetantes de uso geral aprovados pela Anvisa. Se for contratar um serviço de limpeza terceirizado, verifique a procedência dos produtos de limpeza, que devem conter o registro da Anvisa no rótulo. 

Os colaboradores ou equipe de desinfecção devem usar luvas, máscaras, aventais, entre outros Equipamentos de Proteção Individual (EPI), durante todo o procedimento de limpeza. No caso da limpeza do banheiro, é recomendável o uso de óculos de proteção e/ou face shield, que deverão ser fornecidos pelos empregadores. Não devem ser utilizados vassouras ou esfregões secos que podem espalhar as partículas de sujeira no ar, nem nenhum tipo de nebulizador ou termonebulizador, utilizado para combate de insetos ou pragas. O sistema de Mop pode ser utilizado para remover sujeiras no chão.

Publicação Original


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder