Ação é parte do programa Wi-Fi Brasil, coordenado pelo Ministério das Comunicações para democratizar o acesso à banda larga no país

Uma parceria vai unir o Governo Federal, o Banco do Brasil e o Sebrae para levar internet a mil municípios. A conexão de mais brasileiros é resultado de um protocolo de intenções assinado pelas instituições com o Ministério das Comunicações (MCom) na quarta-feira (5), em cerimônia no Palácio do Planalto com a presença do presidente Jair Bolsonaro.

A cerimônia de assinatura do protocolo de intenções contou com a presença do titular do MCom, Fábio Faria, do presidente do Banco do Brasil, Fausto Ribeiro, e do presidente do Sebrae, Carlos Melles.

Os novos pontos serão implementados por meio do programa Wi-Fi Brasil do MCom. Com mais de 13 mil pontos de internet via satélite já instalados, a iniciativa leva banda larga gratuita e de alta velocidade a mais de 8,5 milhões de pessoas em todo o país.

Segundo o secretário de telecomunicações substituto, José Afonso Cosmo Júnior, o programa Wi-Fi Brasil é a forma mais imediata de levar conexão à internet a comunidades não atendidas com essa tecnologia. Conectar os brasileiros é um dos objetivos primordiais do MCom, pois isso faz muita diferença na vida das pessoas, na forma com que se relacionam, fazem negócios, se educam ou se divertem.

Por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC), operado pela Telebras, é possível conectar comunidades em todo o território nacional. A novidade fica por conta do novo marco que regulamenta o programa Wi-Fi Brasil, consolidado com a publicação da Portaria MCom nº 2.460, no último dia 26 de abril, que permite o estabelecimento de parcerias com instituições públicas e privadas para a instalação de novos pontos de conexão de internet via satélite, de qualidade, para populações em estado de vulnerabilidade social.

Nesse contexto, Banco do Brasil e Sebrae serão os primeiros parceiros do MCom para expansão do programa Wi-Fi Brasil.

O Banco do Brasil levará conectividade, democratizando o acesso à internet a 500 municípios, especialmente em praças públicas e centros urbanos. O piloto já começou em 55 cidades dos estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sergipe.

“A partir da inclusão digital, fomentaremos a inclusão financeira, com real poder transformador na vida das pessoas dessas cidades, ao oferecer um banco na palma da mão”, diz Fausto Ribeiro, presidente do BB. De acordo com o gestor, o “Valoriza Wi-Fi” amplia o relacionamento e a experiência dos clientes, com o apoio de correspondentes bancários que serão pontos de internet ilimitada, gratuita e de alta velocidade. “O acesso aos benefícios digitais ajuda na modernização do município, fomenta a educação, impulsiona o empreendedorismo e a economia local, e ainda fortalece o papel do BB no apoio ao desenvolvimento regional”, considera.

O foco do Sebrae será a implantação da tecnologia em outras 500 cidades, principalmente nas escolas que ainda não possuem internet banda larga. O presidente do Sebrae, Carlos Melles, destaca que o projeto vai fortalecer o ambiente de negócios nesses municípios, além de viabilizar o acesso aos diversos conteúdos sobre educação empreendedora produzidos pela instituição.

“A participação do Sebrae nessa iniciativa revela nosso compromisso com o desenvolvimento da Cultura Empreendedora no país. Sabemos que através da conectividade com a internet, a vida das pessoas de forma geral é beneficiada. Facilitaremos a comunicação nos municípios, gerando um ambiente mais propício para o crescimento dos pequenos negócios e estimulando a educação empreendedora nas escolas para milhares de crianças e jovens”, afirma.

O Wi-Fi Brasil já atende mais de 9.700 escolas, mais de 600 unidades de saúde e 500 comunidades indígenas. O objetivo é levar conectividade em alta velocidade a localidades do país com nenhuma ou pouca conexão.

Publicação Original


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder