Criando uma conta no gov.br, empreendedores podem acessar as condições de crédito, com mais de 107 instituições financeiras cadastradas, sem sair de casa

O Programa de Simplificação do Acesso a Produtos e Serviços Financeiros para os Pequenos Negócios (CREDMEI – CREDMPE) possui uma série de funcionalidades disponíveis aos empreendedores que estão em busca de crédito e demais serviços bancários. O serviço, ofertado gratuitamente pelo Governo Federal, conta com a possibilidade de criação de conta de pessoa jurídica; busca por máquinas de débito e crédito nos locais mais próximos ao empreendimento, para facilitar a venda de produtos ou prestação de serviços; antecipação de recebíveis, onde você recebe à vista os valores vendidos no crédito; seguros; investimentos e crédito para diversas finalidades.

O CREDMEI – CREDMPE foi criado com objetivo de facilitar o acesso dos microempreendedores individuais (MEI) e donos de micro e pequenos negócios às opções de crédito existentes no mercado. Através da conta no gov.br, os empreendedores podem usar os serviços sem custos, e sem ter que se deslocar ao banco. No ambiente do CREDMEI, a pessoa pode preencher os requisitos de sua solicitação, enviar uma prévia dos documentos necessários online e receber uma resposta do banco sobre suas solicitações, sem ter que sair de casa. No momento, o CREDMEI possui cadastro com mais de 107 instituições financeiras em todo Brasil.

O analista de capitalização e serviços financeiros do Sebrae, Weniston Abreu, comenta que a iniciativa é mais um avanço para os empreendedores compararem os serviços de crédito disponíveis no mercado. “O mercado financeiro todo está mudando com muita rapidez. Como exemplo disso, temos o Pix, que vem transformando a forma de pagamento, dando mais rapidez e segurança aos negócios. Nós sabemos que crédito é uma das maiores dores dos donos de micro e pequenas empresas. Ter tecnologia, ter ferramentas que permitam facilitar o acesso ao crédito contribui muito com o sucesso do empreendimento. Seja por iniciativa pública ou privada, ter opções para que o dono de um micro e pequeno negócio pesquise, faça cotações e escolha o crédito mais adequado para sua empresa é muito importante”, diz.

“O serviço do CREDMEI é muito interessante, porque a pessoa preenche alguns parâmetros, destrincha para que o crédito será usado. Isso vai ao encontro das orientações que nós do Sebrae oferecemos aos empreendedores. Antes de pegar crédito, é preciso colocar a casa em ordem, saber exatamente para que aquele dinheiro será usado. Essa organização faz a diferença nos resultados obtidos”, complementa Abreu.

O coordenador geral de empreendedorismo e artesanato do Ministério da Economia, Fábio Silva, acrescenta que o CREDMEI é um canal que facilita a vida dos donos de micro e pequenos negócios, por dar mais agilidade aos processos. “O programa cumpre sua função de facilitar a vida dos empreendedores. A pessoa entra no sistema, cadastra suas necessidades e expectativas, envia documentos. Tudo isso sem precisar ir de banco em banco. Em seguida, tem uma resposta da instituição financeira, se ela deferiu ou não a solicitação”, comenta. “Nós sabemos que muitas vezes o MEI ou dono de micro e pequena empresa se dedica sozinho, ou com poucos colaboradores ao seu negócio, então só de poupar o tempo de ter que ir de banco em banco, para solicitar uma maquininha de cartão, ver as cotações de seguros e investimentos já é um grande passo”, completa.

Publicação Original


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder