Autoridades debateram de que forma o empreendedorismo na sala de aula interfere na produtividade e na inovação do país

Na tarde desta quarta-feira (30), o Sebrae participou do webinar “Educação empreendedora e inovação”. A iniciativa teve a finalidade de debater sobre como a educação empreendedora pode contribuir para um Brasil mais produtivo e inovador. Além da presença do presidente da entidade, Carlos Melles, e do diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick, o evento contou com a participação do Ministro da Educação Milton Ribeiro e do Secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia (SEPEC/ME), Carlos da Costa. 

“Como o empreendedorismo chegou à Base Nacional Comum Curricular, a oportunidade atual é de ouro. Colocar isso em prática talvez seja um dos trabalhos mais significativos que o Sebrae possa ter”, destacou o presidente, Carlos Melles. “Temos experiência vitoriosa no Sebrae com a educação gerencial e com Jovens empreendedores de Primeiros Passos (JEPP)”, ressaltou. Melles apontou que o Sebrae descobriu ainda mais durante a pandemia a capacidade de ajudar o país. “Não queremos estar na frente ou atrás, mas na esteira. É mais confortável ficar servindo. O papel do Sebrae é procurar servir bem”, acrescentou. 

Desafios

“Todo professor é um empreendedor à medida em que entra em uma sala de aula”, afirmou Carlos Da Costa. Para ele, faz parte da rotina dos educadores o desafio de ajudar os alunos a serem pessoas melhores, ao passarem por experiências de transformação. “É importante que os alunos recebam aparato quando começarem a tocar o próprio negócio, e que já tenham base sólida de empreendedorismo”, afirmou. Segundo ele, o Ministério da Economia está trabalhando também para qualificar os empreendedores que já estão no mercado. “E o Sebrae tem ajudado bastante. É uma instituição importantíssima para estimular o empreendedorismo”, complementou Carlos da Costa. 

De acordo com o Ministro da Educação, Milton Ribeiro, o MEC tem investido em ações empreendedoras no campo da educação e continuará apostando no segmento. “Estamos vivendo um tempo em que as coisas mais subjetivas e teóricas devem ser consideradas nas escolas, mas o papel mais preponderante tem que ser a parte prática. É isso que o Brasil está precisando hoje em termos mais técnicos”, indicou.  

Transformação

“Os educadores são atores sociais muito importantes e a economia é o instrumento essencial da sociedade”, disse o diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick. “O desafio é trabalhar uma geração para transformar o país. O tempo geracional nos lança totalmente no campo da educação. Temos a oportunidade ímpar de inserir o empreendedorismo como projeto de vida”, afirmou. “É muito difícil falar de cidadania plena sem ter um projeto de vida que faça sentido na construção de um país. É uma mudança estrutural. A educação empreendedora pode mudar o nosso país. O Sebrae tem trabalhado muito articulado com esse tema. Todas as nossas estratégias têm a educação empreendedora como prioridade. Somos instrumento de política pública alinhado às políticas do estado. O Sebrae está inteiramente à disposição”, complementou Quick.

Para assistir a live na íntegra, clique aqui.

Publicação Original


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder