Confira dicas do Sebrae para quem tem poucos recursos para empreender e de como transformar a necessidade em oportunidade

Empreender virou a alternativa de renda para milhões de brasileiros que foram atingidos pelo desemprego e que não conseguiram uma recolocação no mercado. De acordo com o relatório da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2020, realizada no Brasil pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), 82% dos empreendedores iniciais declararam que foram empreender devido à escassez de empregos. Além disso, grande parte dos empreendedores iniciais têm poucos recursos: 53% ganham até três salários mínimos.

De acordo com o gerente de competitividade do Sebrae, Cesar Rissete, com preparo e inovação é possível que esses pequenos negócios cresçam no futuro e sobrevivam, desde que sigam alguns passos importantes.  Um dos conselhos é que as pessoas empreendam em uma área que já tenham habilidade e conhecimento ou fiquem atentas às necessidades de mercado que possam ser atendidas por um novo serviço ou produto. “Não é porque o empreendedor está sem emprego ou renda que ele não pode empreender por oportunidade”, frisa.

Rissete ainda destaca que é preciso pensar nos recursos financeiros para abrir e manter o negócio. “Como esses empreendedores têm uma renda baixa e provavelmente não conseguiriam um financiamento de alto valor, é interessante que busquem se inserir em atividades que tenham baixa necessidade de capital, ou seja, um segmento onde consigam empreender sem muitos recursos”, afirma. O gerente ressalta que é possível pensar em investimentos de equipamentos mais acessíveis, inclusive usados e que, dependendo do caso, é interessante procurar microcréditos para não imobilizar todos os recursos disponíveis.

“O empreendedor precisa ter recursos para a aquisição de matéria prima e de insumos, por exemplo, e dificilmente conseguirão financiamento para isso”, comenta. Rissete destaca que que os investimentos iniciais têm que ser condizentes com a condição financeira dos empreendedores e que é importante lembrar sempre que quem está começando, geralmente, ainda é pequeno e tem poucos clientes. O gerente de competitividade do Sebrae ainda observa que com o aumento do comércio eletrônico, muitos empreendedores começam sem a obrigatoriedade de contar com um ponto fixo, o que já reduz o valor a ser investido

Confira abaixo uma lista de dicas preparadas pelo Sebrae:

1.Antes de abrir uma empresa, pense e observe. A boa tomada de decisões necessita de reflexões. Retire um ou mais dias de observações e reflexões antes de iniciar. Empreender requer observação. Esse um dia de reflexão pode salvar uma empresa

2.Procure o Sebrae, ligue no nosso 0800 e converse sobre sua ideia com os consultores.

3.É necessário um preparo mínimo. O Sebrae oferece mais de 140 capacitações gratuitas e online.

4.Procure empreender em uma área que já conheça ou que você tenha descoberto uma necessidade de mercado.

5.Se você precisar adquirir equipamentos, pense em recorrer a um microcrédito para não ficar sem capital de giro. Você vai precisar de recursos para aquisição de matéria prima e insumos.

6.Fique de olho nas finanças e no fluxo de caixa.

7.Os consumidores querem qualidade, comodidade e menos contato. Estude as tendências de mercado e ofereça produtos que reúnam isso.

8.Descubra quem é sua clientela. Você precisa saber quem poderá ser seu potencial cliente. Vale muito a pena você olhar em volta para perceber o fluxo de consumo.

9.Pense que sua clientela pode ser formada inicialmente de antigos amigos do trabalho, conhecidos do condomínio ou do bairro, funcionários e pais de alunos das escolas dos filhos, usuários de redes sociais e por aí vai.

10.Fique atento às suas redes de contato, sejam do mundo virtual ou não.

11.Se você vai oferecer um produto ou serviço que já existe, fique de olho na concorrência para saber como ela atua

12.Ofereça produtos diferentes. Essa poderá ser a chave do seu sucesso

13.Descubra como você vai se conectar ao seu cliente. A digitalização está aí e não tem como fugir.

Publicação Original


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder