A Rocketmat, startup de inteligência artificial que apoia grandes empresas no recrutamento, seleção e gestão de pessoas, acaba de receber um aporte de R$ 8 milhões, que suportarão seu projeto de expansão no Brasil e no exterior nos próximos anos.

A rodada foi liderada pelo fundo Smart Money Ventures, veículo de investimentos de Fábio Póvoa – cofundador da Movile  e César Bertini, pioneiro em provedores de internet no Brasil – e teve como coinvestidores a DOMO Invest, que tem em sua carteira investimentos em startups de grande sucesso como meutudo., Goomer e Turbi, e Alexia Ventures, dos investidores Patrick Arippol e Wolff Klabin.

A Rocketmat foi criada pelos administradores Pedro Lombardo e Tiago Machado; e pelo doutor em aprendizado de máquina Paulo Nascimento no ano de 2017, em Belo Horizonte (MG). No ano seguinte, e já com projetos em desenvolvimento fora do Brasil, mudou sua sede para Dallas, nos EUA.

A empresa, que possui tecnologia própria de IA, desenvolve de forma personalizada os algoritmos de acordo com a necessidade de cada empresa, resultando em processos de seleção mais ágeis, assertivos e que podem gerar ganhos de eficiência operacional capazes de impactar toda a operação. Sua ferramenta é capaz de analisar milhares de candidatos em questão de segundos, elimina o viés inconsciente na contratação e contribui para aumentar a diversidade nas empresas.

No que diz respeito à gestão de talentos, a tecnologia da Rocketmat é capaz de compreender, através da análise dos dados do cliente, a evasão de profissionais, a produtividade das equipes e as competências necessárias – soft e hard skills -, sempre tendo em vista a melhoria de engajamento e  desempenho.

Empresas como Ambev, Home Depot, Unimed, Leroy Merlin, EDP, BV e Creditas utilizam a tecnologia da Rocketmat em seus processos de recursos humanos. Durante a pandemia do Coronavírus, a solução teve papel decisivo na área da saúde, possibilitando que instituições como o Hospital Israelita Albert Einstein pudessem acelerar a contratação de profissionais e se preparar para a alta da demanda.

De acordo com Paulo Nascimento, Sócio e CEO da Rocketmat, o alinhamento entre os investidores, com larga experiência no mercado de tecnologia, e a visão de futuro dos sócios da empresa foi fundamental para a conclusão do aporte.

“O uso da Inteligência Artificial na área de recursos humanos é algo extremamente novo, e nem todas as empresas estão preparadas para adotá-la. A maioria delas ainda demanda um maior entendimento sobre os próprios dados e sua disposição no tempo para adotar esta tecnologia de forma estratégica. No entanto, empresas que já estão avançadas nesse processo conseguem obter resultados concretos que já fazem grande diferença tanto na eficiência de contratação como na gestão de pessoas”, explica Nascimento.

“Embora tenhamos sido procurado por vários fundos, criamos uma sinergia muito grande com os investidores de SMV, Alexia Ventures e DOMO, que compartilham da visão de que a verdadeira ciência de dados – e não apenas o uso de soluções de leitura de currículos (ATS) – trará uma grande transformação para a gestão de recursos humanos no médio e longo prazos”, afirma.

O CEO da Rocketmat ressalta que a empresa se diferencia por ter a capacidade de trabalhar com dados não estruturados e modelá-los de acordo com a demanda do cliente. 

“Os dados disponíveis para o RH não foram feitos para machine learning (subárea de inteligência artificial). O primeiro passo ao adotar nossa tecnologia é a descobrir o grau de maturidade dos dados para em seguida realizar modelagens personalizadas de algoritmos para cada companhia. Esta atividade é de alta complexidade e executada por pouquíssimas empresas em escala global, o que garante a alta performance nos processos de seleção e gestão de talentos em que a nossa IA atua”, completa.

Inteligência Artificial de verdade

De acordo com Fábio Póvoa, managing partner da Smart Money Ventures, que liderou a rodada, as empresas já perceberam que, para se diferenciar, precisam ser mais eficientes em contratar, formar profissionais e manter suas equipes pelo máximo de tempo possível. Para ele, a inteligência artificial terá papel fundamental em apoiar as empresas neste desafio nos próximos anos.

“A Rocketmat nos chamou a atenção pela capacidade dos founders, grande potencial de crescimento e por ter um algoritmo já testado em grandes corporações. Durante o processo, tivemos a oportunidade de fazer uma análise profunda da tecnologia e estamos seguros que ela é capaz de revolucionar o processo de contratação e contribuir de forma decisiva para que os gestores de RH implementem uma gestão de pessoas baseada em dados”, completa.

Para Marcello Gonçalves, sócio da DOMO Invest, a startup traz uma solução eficiente para revolucionar o processo de contratação de qualquer empresa. “Hoje, quanto mais assertivos e ágeis são os processos de recrutamento e seleção, maior a chance da empresa em selecionar o candidato ideal e assim obter resultados efetivos. Outra coisa que chamou bastante a atenção da DOMO foi que a solução da Rockemat vai além da otimização de processos seletivos. A inteligência artificial desenvolvida pelo time tem a capacidade de mitigar vieses discriminatórios, ajudando na construção de uma equipe mais diversa”.

“Com nossa base no vale do silício, temos acompanhado o movimento global em torno deste tipo de solução. Vimos na Rocketmat uma empresa que está na ponta da inovação em seu segmento e com uma tecnologia de ciência de dados que é capaz de competir globalmente”, afirma Patrick Arippol, sócio/ fundador da Alexia Ventures.

Foto de destaque: Da esquerda para a direita, Pedro Lombardo – CFO, Paulo Nascimento – CEO, Tiago Machado  – CSMO da Rocketmat.


Quer acompanhar de perto todos os investimentos no ecossistema de startups? Siga as redes sociais Startupi e acesse nosso ranking de investimentos do mês.

Publicação Original


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder