A autogestão é definida como a capacidade de conduzir as atividades diárias sem a supervisão constante de um gestor. Isso pode parecer algo simples, afinal todos temos responsabilidades e sabemos o que precisa ser feito, mas na prática nem sempre é assim.

Para uma organização se adaptar às necessidades de um ambiente em constante mudança, é importante tomar decisões com mais velocidade. Uma pesquisa realizada no departamento de tecnologia do estado de Washington mostrou que o tempo para resolver um problema durante uma reunião e tomar uma decisão, caiu 93% depois da adoção de práticas de autogestão.

A capacidade de gerenciar o seu dia a dia sozinho deve ser desenvolvida e praticada diariamente, por isso que Daves Souza, CEO da SysMap Solutions, empresa brasileira que desenvolve soluções de software e oferece serviços especializados de TI, traz cinco dicas para melhorar o seu desempenho e ainda utilizar a tecnologia como sua aliada.

1) Tenha um planejamento: cumprir suas tarefas dentro do tempo e de forma que não haja sobrecarga de trabalho é importante para bom desempenho e cuidar da saúde física e mental. Para isso, reserve no início da segunda-feira para organizar as atividades, faça uma lista de todos os compromissos e entregas da semana, pensando sempre no que irá demandar mais atenção e energia de sua parte. Coloque estes compromissos na sua agenda. Ah, e muito importante, lembre-se de analisar no fim da semana se tudo foi cumprido e ajuste a sua agenda da semana seguinte de acordo com as suas capacidades e necessidades.

2) Gerencie suas atividades: você pode utilizar diversas técnicas para gerenciar suas atividades, compromissos e necessidades. Dentre elas, podemos citar o uso de post-its, embasar-se em metodologias ágeis usando ferramentas como Kanban, planilhas de atividades, mapa mental, hierarquização de prioridades e várias outras. O importante é garantir que você consiga manter a organização e produtividade. Tenha a lista acima sempre à mão!

3) Utilize a tecnologia a seu favor: ferramentas como Microsoft To Do, Excel, Agenda, Planner, Trello, Jira, entre outras, que vão ajudar a organizar melhor o seu processo de autogestão. São inúmeras as opções e possibilidades, então utilize aquela que fizer mais sentido para você ou para a sua equipe e que seja mais eficaz no seu dia a dia. No começo parece chato, ter que colocar tudo numa ferramenta, mas logo você percebe que o ganho de organização é tão grande que você vai se sentir sempre seguro de que tudo está sob controle,

4) Invista no seu autoconhecimento: analise seus pontos fracos e potencialidades, os fatores que aumentam ou diminuem sua motivação e energia, as dificuldades que encontra no dia a dia e o que é preciso fazer para lidar com elas. Segundo o escritor alemão Niklas Goeke, rotular os sentimentos que sente é uma excelente forma de conhecer seus modos de agir em situações positivas e negativas, te deixando mais preparado para o inesperado. Ao ficar mais confiante com seus pontos fortes e fracos, você terá mais segurança para enfrentar suas dificuldades da melhor forma possível.

5) Defina metas e busque aprimorar-se: em uma caminhada é importante saber para onde se vai. Definir os objetivos e metas é fundamental para se autogerir. Assim, é possível avaliar o caminho e as necessidades de evolução durante o percurso. Se você está com dificuldades em se organizar e gerir seu tempo e atividades, faça cursos, procure ajuda do seu gestor ou de um colega experiente, se for o caso. Esse é um processo contínuo e que pode ser melhorado constantemente.

Publicação Original


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder