A VTEX está com inscrições abertas para a segunda edição do Tech Women Bootcamp, iniciativa que busca auxiliar engenheiras de software a melhorarem habilidades técnicas e soft skills e, assim, dar um passo adiante em suas carreiras. Promovido pela multinacional de tecnologia para o comércio digital, o programa gratuito tem a duração de três semanas e é destinado a mulheres desenvolvedoras, cis ou trans, que já tenham experiência na área. Ao todo serão 30 vagas para aulas que começam em agosto. As interessadas podem se candidatar até 13 de julho.

Desenvolvido a partir da necessidade de incentivar a entrada de mais mulheres no mercado da tecnologia, e para ajudar a resolver uma questão recorrente nos processos seletivos da empresa, já que poucas se candidatam e algumas ainda abandonam no meio da seleção, a primeira turma do Bootcamp ocorreu em dezembro de 2020, com mais de 140 inscritas e uma turma de 20 alunas. Três delas já foram contratadas, e têm ajudado a empresa a inspirar novas gerações de líderes de tecnologia.

“Um dos principais objetivos do Tech Women Bootcamp é encorajar mulheres a se candidatarem em processos seletivos, sejam eles na VTEX ou em qualquer outra empresa do mercado. Queremos ajudar essas profissionais, que tenham ao menos dois anos de experiência em programação, a se aprimorar em conceitos-chave na área de desenvolvimento e ir além. Vamos oferecer mentorias e aulas práticas ministradas 100% pelas mulheres do nosso time, trabalhando ativamente em seu marketing pessoal, confiança e habilidades técnicas para o mercado de trabalho”, explica Ana Luiza Motta Gomes, gerente de engenharia da multinacional.

Ao analisar dados do mercado e o LinkedIn Gender Insights Report*, que mostram que mulheres costumam se candidatar 20% menos do que homens, por acharem que só serão convidadas ao processo seletivo se cumprirem todos os requisitos, a Companhia entendeu que poderia contribuir com essa significativa mudança. “Nosso compromisso é impactar positivamente a sociedade através da educação e, assim, transformarmos nosso ecossistema e o comércio digital que queremos para o futuro”, completa Ana Luiza.

Tech Women Bootcamp – funcionamento

Com duração de três semanas, começando no dia 16 de agosto e terminando em 3 de setembro, os encontros acontecerão online e serão divididos entre apresentação do conteúdo, perguntas e exercícios práticos. As aulas terão duas horas de duração, entre 19h e 21h. Às quartas-feiras, acontecerão as sessões de mentoria, com uma hora de duração.

O Tech Women Bootcamp conta com um time exclusivo de mulheres professoras e mentoras para guiar as participantes. “Durante o amadrinhamento, nome que damos às sessões de mentoria, as alunas terão aconselhamento individual. Entendemos a importância de abrir espaço para que possam tirar dúvidas ou pedir aconselhamento em algum aspecto da sua vida profissional. É o momento perfeito para dar mais segurança no planejamento de carreira dessas desenvolvedoras”, conclui Ana Luiza.

O Bootcamp irá oferecer uma visão geral dos códigos usados no ecommerce e dicas para entrevistas no setor. Um conjunto de ferramentas técnicas e comportamentais serão proporcionadas, tudo para contribuir nas vidas e carreiras das participantes.

Para mais informações clique aqui.

Publicação Original


0 comentário

Deixe uma resposta