BRANDED CONTENTA Oxiteno, multinacional líder na produção de tensoativos e especialidades químicas nas Américas, acaba de lançar uma nova fase do XLAB, área criada para fornecer soluções que possam impulsionar a transformação digital e apoiar suas áreas de negócio.

A iniciativa surgiu há 2 anos como um laboratório digital, mas foi em 2020 que passou a adotar algumas tecnologias como Cloud, OCR, Lowcode Development, Analytics, RPA para automatização de processos e Inteligência Artificial.

Desde então, várias soluções já foram idealizadas, desenvolvidas e implementadas pelo XLAB utilizando a metodologia ágil. Um exemplo é o OxiEducation, portal de educação da Oxiteno que conta com cinco centros de aprendizagem. A plataforma transforma as experiências de aprendizado e auxilia os colaboradores a serem protagonistas de suas carreiras. Estimula a aprendizagem em rede, fomenta o intercâmbio e a gestão do conhecimento, além da inovação.

Os resultados e os planos do XLAB foram anunciados em um evento interno on-line para toda empresa. A nova fase, denominada RELOADED, é marcada pela democratização do XLAB com a participação de todas as áreas de negócios da Oxiteno via workshops de ideação com grupos menores abordando temas específicos. Contará ainda com o lançamento da OxInsights, plataforma onde os colaboradores podem inserir ideias e engajar novas pessoas para colaborar com os projetos.

Segundo Marcos Alexandre Marques, Global IT Manager da Oxiteno, a constituição do XLAB não se trata apenas da criação de um laboratório de inovação, mas sim um movimento e uma inspiração para o digital dentro da companhia.

Marcos Alexandre Marques – Oxiteno.

“O XLAB é um conjunto de práticas, culturas e tecnologias que aceleram a transformação. Agilidade, inclusão e diversidade de ideias fazem parte do projeto, que envolve todas as áreas da companhia e estimula com que os colaboradores pensem e desenvolvam novas soluções para os desafios do dia a dia. São mais de 150 pessoas envolvidas diretamente na entrega de soluções demandadas pelas áreas de negócios, de forma organizada. Só ano passado foram mais de 21 entregas, sendo 12 Robôs. Isso que está sendo construído com o XLAB é um legado para Oxiteno”, conclui Marcos.

Danilo Lopes Fino, Digital Transformation IT Manager da Oxiteno, destaca que essa nova jornada do XLAB está iniciando graças ao apoio da alta liderança e pelo entendimento de que não é necessário resolver todos os problemas sistêmicos da companhia para iniciar a transformação digital.

“As duas coisas podem e devem andar juntas. Trabalhar com transformação digital é conviver diariamente com o desconforto de estar na fase beta, pois sempre temos espaço para melhorar e criar novas soluções”, afirma Danilo.

Danilo Lopes Fino – Oxiteno.

Danilo também destaca que estão na pauta do XLAB para este ano, importantes ações que estão sendo apoiadas pelos times de Comunicação da Oxiteno e por parceiros externos como o STARTUPI. “Continuaremos investindo na criação de cultura interna de inovação, via eventos de imersão digital; criação de ações para posicionar e conectar o XLAB com o ecossistema de inovação em todo País; ações de cocriação com clientes e parceiros, entre outras”, finaliza.

Publicação Original


0 comentário

Deixe uma resposta