A Kavak, líder no mercado de carros usados e seminovos na América Latina, acaba de chegar ao Brasil. A empresa, considerada o primeiro unicórnio Mexicano, irá investir R$ 2,5 bilhões (US$ 500 milhões) para lançar a operação no país, o maior investimento para estruturar a operação de uma filial desde a criação da Kavak em 2016.

Criada por Roger Laughlin, Carlos e Loreanne Ottati, o modelo de negócio surgiu após os três sócios compartilharem suas experiências ruins ao tentar comprar ou vender um carro usado. No México, a empresa é a número um no setor em menos de cinco anos, e na Argentina, onde opera desde agosto de 2020, iniciou sua operação através da aquisição da Checkcars.

Apenas quatro meses após se tornar unicórnio, a Kavak quadruplicou seu tamanho para mais de US$ 4 bilhões com sua quarta rodada de investimento em abril de 2021, quando captou US$ 485 milhões, e colocou o plano de expansão para o Brasil em ação.

O Brasil é o terceiro maior mercado de seminovos e usados do mundo, com cerca de 10 milhões de transações por ano no setor. Entre elas, 60% são feitas entre pessoas físicas. 

Para liderar a Kavak Brasil, Roger Laughlin, um dos fundadores da empresa e que lançou a Kavak no México há cinco anos, assume a posição de CEO da operação brasileira. “Hoje, a companhia já tem 300 mil m² em infraestrutura e nosso plano é expandir ainda mais no Brasil, com mais de 1 milhão de m² nos próximos meses. Estamos investindo dez vezes mais no Brasil do que em qualquer outro país devido ao tamanho do mercado e oferta local fragmentada. A Kavak Brasil será a nossa maior operação”, comenta o executivo.

Em 2020, Roger Laughlin, que já viveu por anos no Brasil, e parte do seu time se mudaram para o país para entender profundamente os consumidores brasileiros e as demandas de mercado. Antes do lançamento oficial aqui, a empresa operou por quatro meses em estilo “soft launch”, calibrando seu crescimento e capacidade de adaptação da plataforma on-line e modelo de negócios local. Ao final de 2022, a Kavak irá superar a marca de 100 mil veículos comprados para compor inventário e 50 mil carros vendidos no mercado brasileiro.

“Nos últimos meses, entendemos como escalar nossa operação aqui, formando um time de 500 pessoas e investindo em infraestrutura. Agora estamos prontos para oferecer uma solução revolucionária para todas as transações de carros seminovos e usados, em uma indústria profundamente descentralizada e fragmentada”, explica Laughlin.

“O Roger tem a missão de construir e consolidar nossa maior operação até agora. O Brasil é o nosso maior investimento até o momento, e a oportunidade é tão grande quanto o nosso plano de investimento para o país, 10 vezes maior do que qualquer outro antes”, comenta Carlos Gracia Ottati, cofundador e CEO da Kavak.

O modelo de negócio no Brasil seguirá o mesmo do México: o proprietário de um carro com menos de 10 anos de fabricação e em boas condições pode vendê-lo para a Kavak, com orçamento feito em cerca de dois minutos pelo site. No momento de comprar um carro, a Kavak faz a vistoria de 240 itens e estudo documental do veículo, e formaliza a proposta final. O negócio pode ser fechado on-line e o cliente recebe o pagamento, muitas vezes no mesmo dia.

Uma vez comprado, a Kavak recondiciona completamente o automóvel antes de colocá-lo à venda no site. Os clientes interessados em comprar um carro podem buscar os modelos disponíveis na plataforma on-line e explorar os produtos de financiamento oferecidos pela Kavak, além de ter a documentação facilitada por um representante de cartório no próprio hub da empresa.

“Até hoje, comprar um carro usado era um processo complicado e desanimador. Oferecemos um serviço simples, transparente, confiável e amigo do cliente. A garantia de dois anos, período inédito nesse mercado, reforça nosso modelo de negócio. Nossa jornada e experiência de compra e venda é desenhada para criar uma relação duradoura e de confiança com o nosso cliente, isso é o nosso maior diferencial”, explica Laughlin.

A Kavak também quer impulsionar o acesso ao financiamento automotivo na América Latina, oferecendo produtos financeiros abertos aos consumidores que foram preteridos em análises de crédito, graças à sua tecnologia de tratamento de dados e inteligência artificial. “Ter acesso a um carro melhora diretamente a vida pessoal e profissional das pessoas. É por isso que estamos focando nossos esforços em desenvolver uma tecnologia que permita produtos de financiamento para quantas pessoas quiserem, para que seja possível ter acesso ao seu carro dos sonhos”, diz Laughlin.

“Agora, estamos oficialmente no Brasil, crescendo rapidamente. Temos estrutura em nossa operação para crescer exponencialmente, oferecendo uma experiência revolucionária para o consumidor brasileiro, que é tradicionalmente apaixonado por carros. Estamos chegando para formalizar uma indústria cheia de incertezas em suas transações: a experiência de comprar um carro usado deve ser tão prazerosa e segura quanto a de comprar um carro zero quilômetro”, adiciona Laughlin.

Com esse lançamento, a Kavak acelera seu plano de expansão global, direcionado para chegar em curto prazo a outros mercados da América Latina, mas também buscando oportunidades em outros continentes.

Foto de destaque: Roger Laughlin, um dos fundadores da Kavak.


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