Projeto irá capacitar professores e alunos do ensino médio da rede pública estadual com a aplicação da Metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos

Seguindo com a missão de promover a educação empreendedora em todo o estado, o Sebrae Alagoas e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) irão lançar, no próximo dia 28, a partir das 14h, na sede do Sebrae, o novo convênio de Educação Empreendedora. A iniciativa irá capacitar professores e alunos do ensino médio da rede pública estadual de ensino até dezembro de 2022.

O convênio irá capacitar os professores com a Metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos, por meio da plataforma DreamShapper, com um curso de 40h. A ferramenta irá apoiar os alunos no desenvolvimento de projetos relacionados com as suas aulas, guiando-os por metodologias de trabalho e conteúdos didáticos que promovem a sua autonomia e motivação. O convênio também deverá trazer para o estado o projeto piloto do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil, idealizado pelo Sebrae Minas.

Na cerimônia de lançamento, além da assinatura do termo, será ministrada a palestra ‘Aprendizagem Baseada em Projetos: o changemaker da educação’, pelo professor José Motta Filho, que também é pesquisador, consultor, palestrante, autor e entusiasta em Metodologias Ativas de Aprendizagem e Tecnologias Educacionais. Ele também é co-fundador da Moonshot Educação, diretor educacional da Silicon Valley Brasil, Head of Edtech da Beenoculus XR, Head of Active Learning na Beetools e Advisor do Circuit Launch Education Program no Vale do Silício (EUA).

A programação do evento terá continuidade com a oficina ‘Metodologia ativa e suas práticas’, apresentada por Felipe Rodrigues, diretor de Operações Pedagógicas da Dreamshaper. O workshop terá continuidade no dia seguinte, das 14h às 16h.

A analista da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento (UCD), Silvia Chamusca, destaca que a iniciativa será fundamental para capacitar alunos e professores e reforçar a cultura empreendedora na vida deles.

“O convênio dará ferramentas adequadas para que eles possam qualificar seus alunos para resolverem problemas locais, da comunidade, do entorno onde vivem e, assim, possam criar seus projetos de pesquisa, de negócio e de vida. O grande objetivo dessa parceria é expandir essa cultura empreendedora nas escolas para que esses alunos capacitados possam ter essa mentalidade não somente para abrir uma empresa, mas também ao trabalhar e na vida”, afirma.

Sobre o palestrante

O professor José Motta Filho também é engenheiro civil (UFPR); pós-graduado em Gestão Escolar (FAE); especialista em Principles of Technology (Cord – EUA); MBA em Gestão Empresarial (FAE & Baldwin Wallace University – EUA); mestre em Tecnologias Emergentes em Educação [Must University – EUA] e co-autor dos livros: ‘O futuro alcançou a escola?’ (Editora do Brasil); ‘Grandes soluções para a gestão educacional’ (Editora Ramalhete); ‘A educação para um mundo exponencial’ (Clube de Autores).

Atendimento remoto

A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, que também podem contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta acessar https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline.

O empresário pode entrar em contato com a instituição pelos canais remotos e digitais, como o portal sebrae.com.br/alagoas, telegram t.me/sebraealagoas, whatsapp e Telefone 0800 570 0800, chat e e-mail fale.sebrae.com.br, instagram @sebraealagoas, twitter @sebraealagoas, facebook /SebraeAlagoas, youtube @sebraealagoas e o linkedIn Sebrae Alagoas.

Publicação Original


0 comentário

Deixe uma resposta