* Carlos Naupari

Ninguém sabe de fato o que o futuro nos reserva. Essa afirmação clichê talvez nunca tenha feito tanto sentido depois do vivido no ano de 2020. Passamos por um ‘experimento social’ do qual o resultado e um mundo mais digital onde os dados são mais abundantes e importantes. Os efeitos das medidas de distanciamento e isolamento social mudaram por completo o comportamento dos consumidores que hoje estão mais confortáveis com o mundo online.

Aqueles que antes não sabiam nem por onde começar a fazer um pedido online, agora estão lidando de maneira natural e bem confortável com seus carrinhos e sacolas virtuais. Dessa forma, muitos desses novos hábitos tendem a permanecer também na tão aguardada era póspandemia e, portanto, as marcas devem rever seus manuais e entender quais são os comportamentos e costumes dos seus consumidores.

Por mais aguardado que seja o mundo após o coronavírus, e importante que aprendamos da experiência que foi a pandemia. E, para sobreviver a isso, as empresas precisam redirecionar cirurgicamente as estratégias comerciais. A capacidade de análise avançada desenvolvida na última década será fundamental para atingir os mais diferentes clientes com as mais variadas necessidades.

É o momento dos líderes fazerem bom uso do capital investido na transformação digital para conseguirem implementar estratégias que trarão resultados rápidos. Isso será o divisor de águas entre os que existirão e os que sucumbirão no mundo póspandemia. Assim, três formas de se manter competitivo são:

Retenha seus clientes

O comportamento e estilo de vida das pessoas mudaram. E você, como marca, precisa estar atenta a isso. Antes procurar novos clientes, é preciso entender as necessidades dos que já fazem parte da sua base. Então, soluções de analytics avançadas podem ser uma saída para usufruir dos dados e informações da melhor maneira e, assim, compreender as demandas, acompanhar as mudanças e estar pronto para atender às novas prioridades.

Aumente as vendas por canais digitais

As empresas que dependiam majoritariamente de locais físicos para geração de receita foram severamente afetadas pelo isolamento social e todas as medidas de segurança e saúde adotadas na quarentena. Mais do que nunca é preciso investir no online. O uso de ferramentas de análise de dados permite que as empresas integrem ainda mais as campanhas de marketing para acelerar o crescimento direcionado aos canais digitais e aumentar as taxas de conversão de venda, por exemplo.

Adapte a sua estratégia de venda

Para atender às novas necessidades dos clientes, as empresas não conseguem fugir muito de dois caminhos: atualizar as ofertas de produtos existentes e desenvolver novos. E como você consegue entender o que seus consumidores querem? Analisando os dados! As suas ofertas de produtos e serviços precisam ir ao encontro do que o mercado quer.

Dessa forma, apostar numa solução de analytics avançado propicia maior assertividade nesse processo de update ou lançamento de novos itens.Não sabemos o que futuro nos reserva, mas seja o que for, vai passar. Como foi dito pelo naturalista e biólogo inglês Charles Darwin, “aqueles que são rápidos em evoluir tendem a prevalecer”. Agora é o momento das empresas serem ágeis e alavancarem seus negócios com uso de dados para se aproximarem dos clientes de forma assertiva e eficiente. Quando tudo isso passar e o mundo pós-COVID-19 chegar, quem tiver os dados como aliados, certamente estará na frente.


* Carlos Naupari é CEO da Fligoo no Brasil.