Com uma população aproximada de 253 mil habitantes, o município de Cotia, na Região Metropolitana de São Paulo, teve uma redução significativa no número de boletins de ocorrência desde junho de 2020. A melhora nos índices é resultado do investimento constante em tecnologias inteligentes e amigáveis na área de Segurança Pública, como a parceria com a empresa paranaense Helper Tecnologia, que instalou 30 totens com câmeras de monitoramento e botões para acionar a Guarda Municipal em diversos pontos da cidade.

A tecnologia permite monitorar as localidades em 360 graus de forma simultâneas, disponibilizando zoom para aproximação da verificação de ocorrências, além de oferecerem um canal de comunicação direto com as forças policiais. Os equipamentos contam ainda com um sistema de giroflex para alertas instantâneos e podem ser programados para repassar mensagens à população. Em Cotia, a implantação dos Totens de Segurança, unida ao trabalho exercido pela Guarda Civil de Cotia, contribuiu com a redução nas taxas de tráfico de entorpecentes, que caiu 175%, e também nas taxas de furto e roubo, que caíram 54% e 83%, respectivamente.

A ideia de ter totens de segurança pela cidade partiu do prefeito Rogério Franco, que já havia visto esse tipo de tecnologia em outra cidades. “Desde que assumi a Prefeitura de Cotia, iniciei estudos para investimento em segurança. Nestes estudos, encontramos na tecnologia dos totens de monitoramento da Helper uma solução para o sistema de segurança do município. Decidimos então implantar em pontos estratégicos de Cotia, de acordo com a demanda de cada região, para auxiliar no combate à criminalidade e no atendimento de ocorrências”, explicou o prefeito.

A equipe técnica da Secretaria de Segurança Pública visitou diversos municípios brasileiros e constatou a eficácia do equipamento, que inibe a ação de bandidos e funciona como um elo importante e rápido entre a sociedade e a Guarda Civil Municipal. Os locais de instalação foram escolhidos estrategicamente, com ênfase em cruzamentos e locais com alto fluxo de pessoas e veículos. “Os totens oferecem uma sensação de segurança maior. E, de fato, o número de ocorrências foi menor nas regiões onde estão instalados. É a tecnologia a favor da sociedade”, comenta o Secretário Municipal de Segurança, Almir Rodrigues. Em breve, a cidade pretende aumentar essa cobertura com a implantação de mais sete totens.

Publicação Original


0 comentário

Deixe uma resposta