350 empreendedores tiveram a oportunidade de participar de cursos e workshops e receberam o selo “Turismo Confiável” para atender com segurança a caravana da 29ª edição do Sertões, competição que começa dia 13, no Rio Grande do Norte

Uma parceria entre o Sebrae e o Sertões vai deixar, esse ano, um legado para 350 pequenos negócios nas cidades por onde a caravana de competidores e equipes de apoio passarão. O Sebrae capacitou os donos de micro e pequenas empresas em protocolos de biossegurança e conceder o selo “Turismo Confiável” a esses estabelecimentos, para estimular o consumo por parte dos integrantes do Rally.

O Sertões, que tem início no próximo dia 13 de agosto, na praia da Pipa, em Tibau Sul (RN), é considerado o maior rally das Américas. Em 2021, a prova chega à sua 29ª edição, cruzando 7 dos 9 estados do Nordeste. Segundo os organizadores, o evento mobiliza quase dois mil participantes, entre pilotos, navegadores, mecânicos e equipes de apoio, durante os 10 dias de duração.

“O Sertões acessa pequenas cidades do Brasil, onde a base econômica é sustentada pelos micros e pequenos empreendedores; assim, promovemos muitas transformações positivas nessas regiões”, explicou a VP de Operações do Sertões, Leonora Guedes. “Em 2021, a parceria com o Sebrae foi bem estratégica. Em virtude da pandemia de Covid-19, entre as capacitações oferecidas, a prioridade foi qualificar esses estabelecimentos com o protocolo de segurança. Com essa ação, todos os estabelecimentos participantes receberam o selo “Turismo Confiável”, completou.

“Em cada cidade anfitriã, foram indicadas as empresas que estão aptas a atender os participantes. É importante que, tanto empresários quanto equipes sintam-se seguros durante a passagem do evento”, destaca o presidente do Sebrae, Carlos Melles. Segundo ele, o evento injeta cerca de R$ 800 mil reais nas economias locais por dia, movimentando restaurantes, hotéis, oficinas, postos de combustível, supermercados, farmácias, entre outros negócios. “Esse projeto inédito quer potencializar os atrativos turísticos dessa região, valorizando a culinária, o artesanato, a hospitalidade e a própria cultura Nordestina”, ressaltou Melles. 

A capacitação concedida pelo Sebrae a esses donos de pequenos negócios, distribuídos ao longo do percurso do Rally, poderá ser composta por workshops, consultorias e cursos nos seguintes eixos: Protocolos de biossegurança, Formalização de empresas (MEI), Boas práticas nos serviços de alimentação, Sustentabilidade ambiental, Estruturação de experiências turísticas a partir de produtos locais (exemplo vinho, camarão, artesanato, cachaça etc.) e Marketing digital.

Na Trilha dos Sertões

O Sebrae vai apresentar, a partir do dia 14 de agosto, uma série com 10 episódios mostrando como as micro e pequenas empresas aproveitam a passagem do Rally por suas cidades para fazer negócios. A série vai estar no canal do Sebrae no Youtube.

   

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