Com o objetivo de proteger as pessoas de abusos, o Instagram lançou um novo recurso chamado ‘Limits’, que permite que os usuários bloqueiem solicitações e comentários no direct de contas que não fazem parte do seu grupo de seguidores ou que começaram a seguir recentemente.  Além disso, no novo recurso também há avisos mais incisivos quando as pessoas tentarem publicar comentários potencialmente ofensivos.

Em comunicado a plataforma ressalta que “Temos a responsabilidade de garantir que todos se sintam seguros no Instagram. Não permitimos discurso de ódio ou bullying e removemos esses tipos de conteúdo sempre que os encontramos. Também queremos proteger as pessoas de ter que passar por qualquer tipo de abuso, por isso estamos constantemente ouvindo especialistas e nossa comunidade, além de desenvolver novos recursos para oferecer às pessoas mais controle sobre sua experiência no Instagram.’’ 

O Instagram informa que desenvolveu este recurso porque ouviu muitos criadores e figuras públicas que, às vezes, passam por picos repentinos de comentários e solicitações de mensagens do Direct, especialmente de pessoas que não conhecem. Em muitos casos, isso é uma demonstração de apoio – como, por exemplo, um atleta que viralizou depois de conquistar uma medalha olímpica. Mas, em algumas situações, esse comportamento também pode estar relacionado a um grande volume de comentários ou mensagens negativas. A partir de agora, se o usuário estiver passando por esse tipo de situação, ou achar que está prestes a vivenciar algo parecido, poderá ativar o recurso ‘Limites’ para evitar essas interações indesejadas. 

Em uma pesquisa realizada pela rede social, os dados mostraram que grande parte da negatividade em relação às figuras públicas vem de pessoas que não as seguem, ou que as seguiram recentemente e que estão simplesmente entrando na onda do momento. Algo similar aconteceu após a recente final do Euro 2020, que resultou em um aumento significativo – e inaceitável – nos ataques racistas contra alguns jogadores. Os criadores também disseram que não querem desativar todos os comentários e mensagens por completo, pois querem continuar a receber o apoio de suas comunidades e construir essa relação próxima com quem os segue. A ferramenta Limites permite que os mesmos possam interagir com os seguidores que os acompanham, enquanto limita o contato de pessoas que podem estar acessando sua conta apenas para te atingir negativamente.

O recurso estará disponível para todos os usuários no Instagram globalmente, a partir de hoje. Para utilizá-lo é só acessar as Configurações de Privacidade para ativá-lo ou desativá-lo quando quiser.  

Atualmente, a plataforma já mostra um aviso quando alguém tenta publicar um comentário potencialmente ofensivo. Mas a partir de agora, se as pessoas tentarem publicar comentários potencialmente ofensivos várias vezes, será mostrado um aviso ainda mais incisivo.

A lista de palavras potencialmente ofensivas, hashtags e emojis que filtram automaticamente os comentários e continuarão a atualizar com frequência. Recentemente, foi adicionado uma nova opção para “Ocultar mais comentários” que podem ser potencialmente prejudiciais, mesmo que não infrinjam as regras da rede.

Publicação Original


0 comentário

Deixe uma resposta