Com apoio do Programa LIDER, o Sebrae tem promovido a atuação de governanças territoriais em mais de 700 municípios brasileiros

A atuação de lideranças voluntárias para a promoção do desenvolvimento nos territórios brasileiros, criado pelo Programa LIDER (Liderança para o Desenvolvimento Regional), tem transformado a realidade de mais de 700 municípios em 23 estados do país. Os projetos apoiados pelo Sebrae têm demonstrado o potencial do fomento à atuação integrada de lideranças do poder público, entidades privadas e do terceiro setor para a aceleração do processo de desenvolvimento sustentável dos territórios brasileiros.

Na região do semiárido de Pernambuco, 42 líderes representantes dos setores da administração pública, sociedade civil organizada e empresarial dos municípios de Afrânio, Belém do São Francisco, Cabrobó, Lagoa Grande, Orocó, Santa Maria da Boa Vista e Petrolina, têm atuado em prol da melhoria do ambiente de negócios e desenvolvimento econômico sustentável. Com a capacitação e estímulo do Sebrae, as lideranças formam o grupo LIDER Sertão do São Francisco Pernambucano, que juntas definiram uma agenda de desenvolvimento comum para os oitos municípios que compõem o território.

Um dos primeiros resultados alcançados foi a criação de uma Agência de Desenvolvimento, como forma de institucionalizar as ações e fortalecer a governança regional. Com uma população de 518 mil habitantes, o território integrado possui aproximadamente 16 mil km² de uma área predominantemente seca, semelhante ao estado de Israel. No entanto, para o empresário e presidente da Agência de Desenvolvimento, Rogério Ribeiro, o desenvolvimento dos municípios ainda está longe de alcançar o patamar do país do Oriente Médio.

“Isso, particularmente, me chamou muito atenção porque quando você vê a experiência de Israel, que tem tantas semelhanças no tamanho e no clima com a nossa região e que apresenta uma tecnificação muito grande na área agrícola irrigada, observamos como é necessária uma agenda mais colaborativa em que a nossa sociedade assuma o protagonismo desse desenvolvimento porque na verdade os governos mudam e a falta de continuidade das políticas públicas trazem prejuízos para todos”, analisou.

O grupo Sertão do São Francisco Pernambucano é um dos mais de 70 projetos apoiados pelo Sebrae por meio do Programa LIDER, que atualmente envolve mais de 2,5 mil participantes de norte a sul do país. A iniciativa também tem ultrapassado as divisas do Brasil, como é o caso do projeto La Frontera, formado por cerca de 50 lideranças ativas do setor público e privado de nove municípios brasileiros e três da Argentina.

Entre as principais ações em andamento está a construção do Passeio da Costaneira de Integração na divisa entre as cidades de Santo Antônio do Sudeste, no Paraná, e San Antonio, na Provincia de Misiones na Argentina. O projeto, elaborado pelo arquiteto argentino e vice-presidente do comitê La Frontera, Diego Giménez, prevê a criação de um parque de integração entre os dois países com a recuperação ambiental de uma área que atualmente está abandonada.

Além das duas cidades, também integram o La Frontera os municípios paranaenses Barracão, Bom Jesus do Sul, Pranchita, Perola D’Oeste, Realeza, Planalto e Capanema; de Santa Catarina: Dionísio Cerqueira; e da Província de Misiones: Bernardo de Irigoyen e Andresito.

De acordo com a presidente do Comitê La Frontera, Talita Casagrande, mais do que unir duas cidades, o projeto simboliza a integração da comunidade que vive neste trecho da fronteira entre o Brasil e a Argentina. “Quando pensamos em ações estruturantes como essa, buscamos trazer melhorias que vão além do desenvolvimento econômico. Pensamos nas pessoas que vivem ali. Na verdade, é muito mais do que unir dois países, é unir duas culturas que compartilham da mesma experiência de ser uma comunidade de fronteira”, ressaltou.

Para viabilizar o projeto, a presidente do grupo explica que foi feito uma grande articulação que envolveu não só os prefeitos de todos os municípios do La Frontera, como também autoridades do governo estadual do Paraná e do governo federal, representado pelo Itamaraty. Neste momento, o projeto está em fase de adaptação para que seja executado pelo governo paranaense na parte brasileira.

Minas Gerais
No Triângulo Mineiro, o projeto Coração do Cerrado, que é outro fruto do Programa LIDER, tem feito forte divulgação da marca e das ações do grupo de 11 municípios da região formada por 130 mil habitantes de Abadia dos Dourados, Douradoquara, Coromandel, Grupiara, Cascalho Rico, Monte Carmelo, Estrela do Sul, Romaria, Indianópolis, Nova Ponte e Iraí de Minas. Em pouco mais de dois anos, dentre outras entregas, o grupo conseguiu construir o Instituto de Inovação e Empreendedorismo (Inovaccer) dentro do campus do Centro Universitário Mário Palmério (Unifucamp). O local, que deveria ficar pronto em 2023, já está funcionando e contou com aporte de recursos de emendas parlamentares locais.

O reitor da Unifucamp, Guilherme Ghelli, que também atua como presidente da Associação de Desenvolvimento do Coração do Cerrado (Adeccer), criada a partir do programa LIDER, afirma que o Inovaccer faz parte da meta de transformar a região em um Polo de Inovação e Tecnologia. “É um ambiente bem disruptivo, com miniauditório para apresentação de pitches e espaço adequado para realização de eventos como meetups, bootcamps, hackatons e onde será alocada uma incubadora de startups na região”, contou.

Para o coordenador nacional do Programa LIDER, André Ligório, o objetivo do Sebrae neste processo é ser indutor do desenvolvimento sustentável ao oferecer uma metodologia com ferramentas para que as lideranças consigam dar continuidade aos projetos com autonomia necessária para buscar apoio de outros parceiros. “Atuamos como uma espécie de incubadora de governança regional, acelerando os processos de desenvolvimento. Identificamos, sensibilizamos e mobilizamos os grupos que devem assumir o papel de principais agentes desse movimento”, destacou.

Para conhecer mais detalhes sobre o Programa LIDER, clique aqui.

Publicação Original


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder