Na tentativa de simplificar entregas de maneira sustentável, um grupo de amigos encontrou uma sugestão de sucesso que abriu o olho de grandes empresas do Brasil. Essa é um pouco da trajetória de Alexandre Messina, fundador da Pedala, que conversou com Geraldo Santos, CEO do Startupi, e João Kepler, CEO da Bossanova Investimentos, em mais um episódio da série Exit in Action!.

Exit In Action

João Kepler, Geraldo Santos e Alexandre Messina, empreendedor convidado.

Alexandre contou que sempre teve a veia do empreendedorismo presente e assim buscava formas alternativas e mais práticas de modelos de negócios já estabelecidos. Desde a faculdade empreendendo, era de se esperar que Messina fosse se tornar mais um case de sucesso dentro do mundo tecnológico.

Fundada em 2015, a Pedala nasceu com a ideia de melhorar o processo de entregas rápidas, agilizando e tornando o processo mais sustentável para o meio ambiente. Assim surgiu a ideia de utilizar bicicletas para realizar o percurso. No início, a alternativa era principalmente utilizada para transportar documentos entre escritórios e alimentação por parte de restaurantes. Alexandre explica que a bicicleta foi escolhida como meio de transporte por ser de fácil aprendizado para os entregadores e de rápida locomoção, além de ser um veículo eco friendly e que proporciona uma melhora na saúde do transportador.

Com o avanço da tecnologia, novas entregas foram sendo agregadas ao serviço e a chegada do e-commerce virou a chave da empresa. O crescimento das vendas on-line abriu os olhos de Alexandre, que começou a correr atrás de parceiros para sacramentar o negócio. Após diversos contatos com o grupo Americanas, eles receberam um chamado para prestar serviços durante a Black Friday de 2019, onde suas 500 entregas diárias subiram para 1500 elevando  o patamar da empresa.

“A partir do momento que a gente se conectou com as Americanas, o negócio deu uma escalada absurda. E pra gente que é empreendedor a principal coisa que queremos ver é o nosso propósito sendo realizado”, destaca Alexandre. 

À medida que a empresa crescia, Alexandre se apegava cada vez mais com o projeto e foi surpreendido quando em um evento em Minas Gerais ouviu falar do Exit da empresa. Para ele, a venda de seu negócio fazia parecer o abandono de um sonho.

“O primeiro momento que deu um estalo, foi no primeiro dia de palestra do Conecta. O João [Kepler] deu uma palestra e depois chamou todo mundo ao palco e do nada pediu pra todo mundo gritar Exit. Eu estranhei esse objetivo, mas esse foi um verdadeiro clique pra me mostrar esse potencial saída.”

Alexandre

Alexandre Messina, fundador da Pedala.

Com a parceria com as Americanas já estabilizada, chegou a ideia do grupo AME fazer uma proposta de investimento dentro da Pedala. Naquele momento o negócio auxiliava as entregas do grupo como o último transportador dos produtos, a bicicleta possibilitava entregas no mesmo dia ou no seguinte. Alexandre sugeriu a compra do negócio no lugar de apenas o investimento, pois acreditava que com o domínio do processo, a Americanas poderia melhorar seu próprio modelo. O grupo se surpreendeu com a sugestão e acabou finalizando a compra da Startup. João Kepler explica que tal negociação é normal no mundo empreendedor e que uma hora ou outra, acaba acontecendo.

“O que aconteceu foi que vocês se tornaram essenciais para parceiro/cliente e quando isso acontece, acabou. O pensando é ‘Ou eu adquiro, ou ele vai embora prestar serviço para outro que poderá adquirir a empresa’, essa é a situação que estamos vivendo hoje no mercado”, comenta João Kepler.

Hoje em dia, Alexandre é um dos responsáveis por coordenar o grupo que realiza entregas com rapidez dentro do grupo Americanas e atualiza com melhorias frequentes em seu modelo de negócio iniciado com a Pedala.

Confira abaixo o Episódio na íntegra:

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Ouça também o Podcast do Episódio:


No Exit in Action!, você pode acompanhar o que está por trás dos cases de empreendedores de sucesso, seus diferenciais e atitudes que fizeram suas startups elevarem o valuation no mercado a ponto de serem compradas por grandes empresas.

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