O UOL e a Fundação Instituto de Administração (FIA) elegeram o Sebrae no Rio Grande do Norte a terceira empresa mais incrível para se trabalhar no Brasil. O resultado foi anunciado na terça-feira (31).

Natal – Imagine um local de trabalho em que as tomadas de decisões são participativas, respeitando a autonomia individual, que está em completa sintonia com sua filosofia de vida e, ainda por cima, favorece o crescimento pessoal e profissional com rendimentos satisfatórios de forma sustentável. Se esses atributos aguçaram a curiosidade, o UOL e Fundação Instituto de Administração/FIA trataram de elucidar e identificaram os “Lugares Incríveis para Trabalhar” no Brasil. As duas organizações escolheram o Sebrae do Rio Grande do Norte como um dos lugares mais incríveis entre uma lista com mais de 380 corporações de todo o país. A instituição foi eleita a terceira melhor desse ranking entre as empresas de pequeno porte. O resultado foi anunciado nesta terça-feira (31).

“Mais que orgulho institucional, esse título retrata exatamente o orgulho que toda a equipe do Sebrae RN tem de fazer parte desse time completamente afinado e engajado”

Simone Galvão – Gerente do Sebrae-RN

Para eleger esses ambientes de trabalho incríveis em todos os estados brasileiros, o UOL e a FIA passaram quatro meses pesquisando o ambiente corporativo, gestão de Recursos Humanos e, principalmente, ouvindo mais de 181,5 mil funcionários das empresas, organizações e entidades pesquisadas para sentir a percepção desses trabalhadores sobre a compatibilidade do local onde eles exercem as atividades diárias com anseios pessoais e o grau de satisfação em relação a salários, qualidade de vida, relacionamentos interpessoais, salubridade, oportunidade de novos conhecimentos, reconhecimento, carreira, recompensa e liderança. Toda a metodologia da pesquisa foi desenvolvida por docentes da FIA que estão entre as principais autoridades da área de Gestão de Pessoas do Brasil, André Fisher e Joel Dutra.

Essa sondagem revelou que o quadro funcional do Sebrae RN se mostrou completamente satisfeito quando se trata desses aspectos, colocando a instituição potiguar entre as mais incríveis para se trabalhar no país. O sentimento, no entanto, não é recente. O Sebrae RN já vem colecionado títulos. No ano passado, ficou em quarto lugar nesse mesmo ranking e detém o título de ‘Melhor Empresa para Se Trabalhar’, conferidos pela Revista Você S/A, da Editora Abril, pelo menos, desde 2017. O prêmio concedido pelo UOL e FIA neste ano só ratificaram o que os 170 colaboradores já expressam diariamente no convívio entre diretores e colegas, assim, como na dedicação aos desafios estabelecidos, que colocam o Sebrae RN entre os mais produtivos de todo o Sistema Sebrae.

“Mais que orgulho institucional, esse título retrata exatamente o orgulho que toda a equipe do Sebrae RN tem de fazer parte desse time completamente afinado e engajado, e de estar em um dos lugares mais incríveis para se trabalhar no País. Do ponto de vista de gestão de pessoas, dá-nos também a oportunidade de reconhecer em que somos bons e os pontos passíveis de melhoria, levando em consideração sempre o bem estar de todos os nossos colaboradores”, dimensiona a gerente da Unidade de Gestão de Pessoas do Sebrae-RN, Simone Galvão.

Indicadores positivos

Mais que uma pesquisa de reconhecimento inquestionável ou um prêmio, segundo a gerente, os resultados desse levantamento são minimamente avaliados pelos dirigentes para avançar mais naquelas áreas em que os indicadores não estão inteiramente satisfatórios. “A gente leva muito a sério os resultados de cada dimensão avaliada pela pesquisa, pois fornecem um retrato da empresa sob o olhar do nosso colaborador. Isso nos impulsiona a repensar e a aperfeiçoar a trajetória do Sebrae na busca constante de fazer o que é melhor conforme a visão dos que fazem o Sebrae no Rio Grande do Norte ser esse organismo vivo”, pondera Simone Galvão.

 

Ela se refere aos parâmetros avaliados e compilados no diagnóstico, entregue pelas duas entidades às empresas participantes. Para se ter uma ideia, o Sebrae RN obteve nota 99,4% no quesito orgulho de dizer para parentes e amigos onde trabalha e, mais, 99,1% no que se refere ao sentido de pertencimento à empresa. Praticamente a totalidade (98,8%) recomendaria a instituição para outras pessoas como um local excelente para se estar atuando. Mais de 99,4% acreditam que os produtos e serviços são muito importantes pra sociedade e 97,6% confirmam a não distinção de tratamento dispensado aos diversos públicos do Sebrae, seja por questões de idade, raça, condição social e orientação sexual. Todos são tratados com a mesma justiça e respeito na empresa.

“Se a gente for investigar esse orgulho de pertencer ao Sebrae, por exemplo, facilmente, a identificaria nas pessoas esse brilho no olhar naqueles que entram na organização, pois entendemos que para trabalhar no Sebrae RN é preciso que os valores pessoais, os anseios de vida, estejam diretamente ligados aos valores da nossa organização, ao nosso Propósito. Buscamos enxergar nos novos colaboradores competências que possam transformar a vida dos nossos clientes e fortalecer o empreendedorismo local. Trabalhar no Sebrae RN significa gostar de gente, ter empatia, ser colaborativo. Selecionamos pessoas que gostem de ajudar outras pessoas, em contrapartida, oferecemos jornadas de carreira que possibilitem nossos colaboradores serem os protagonistas das suas trajetórias e que possam encontrar valor no resultado das suas ações. Esse é o nosso maior desafio, fazer com que cada um da nossa equipe se enxergue nos resultados finalísticos da empresa, não importa em que área ou que tipo de atividade desempenhe, o que importa para nós é a celebração dos nossos resultados coletivamente”, resume Simone Galvão.

Publicação Original


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder