Encontro reúne empresários e lideranças representativas do segmento dos pequenos negócios de todo o país  

O presidente do Sebrae, Carlos Melles, participou, nesta segunda-feira (4), da solenidade de abertura do XX Congresso Brasileiro das Micro e Pequenas Empresas. O evento, realizado no formato híbrido, com transmissão via internet feita a partir de Recife, está voltado para empreendedores, donos de pequenos negócios, lideranças e representantes das federações das micro e pequenas empresas (Femicro) e associações (Amicro). O encontro, organizado pela Confederação Nacional das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Comicro), prossegue nesta terça e quarta-feira e tem como tema: “A Força do Empreendedor Brasileiro”. 

Além do presidente do Sebrae, a abertura do Congresso contou com as presenças do presidente da Comicro, José Tarcísio da Silva; do senador e presidente da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa, Jorginho Mello; do secretário Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos Da Costa, além do diretor de Administração e Finanças do Sebrae, Eduardo Diogo, entre outras autoridades e representantes do segmento.  

Em sua fala de abertura, Carlos Da Costa, reconheceu as micro e pequenas empresas como o mais setor pujante da economia. O secretário comemorou que às vésperas do Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, o Brasil esteja comemorando a marca histórica de 1,4 milhão de pequenos negócios criados em apenas três meses. “São pessoas que acreditam no país, e é para elas que o governo tem trabalhado incansavelmente, reduzindo as barreiras regulatórias e melhorando o ambiente de negócios”, salientou.  

O presidente do Sebrae, Carlos Melles, também ressaltou a importância das micro e pequenas empresas para o país. “Nesse ano, assim com já aconteceu em vários momentos da nossa história recente, foram os pequenos negócios que sustentaram a situação do emprego. Somente em agosto, as micro e pequenas empresas foram responsáveis por sete em cada dez vagas de trabalho criadas no Brasil”, destaca Melles. O presidente do Sebrae reconheceu o esforço feito pelo governo, principalmente na ampliação do crédito, na redução da burocracia e no alívio da carga tributária sobre os empreendedores.  

O Congresso Brasileiro das Micro e Pequenas Empresas já faz parte do calendário anual da Instituição, acontece 100% online, gratuito e prossegue nesta terça e quarta com a seguinte programação:

 5 de outubro – Terça-feira (DIA NACIONAL DA MICROEMPRESA)

  • 15h às 15h20 – Boas-Vindas 
  • 15h20 às 16h40 – Painel: Políticas e Ações de Apoio às Micro e Pequenas Empresas

Painelista: Fábio Santos Pereira Silva

Fábio Silva – Administrador de Empresas, atualmente, é Subsecretário Substituto de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato no Ministério da Economia, sendo responsável pela formulação de políticas públicas para microempreendedores individuais e para artesãos, e pela gestão do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) e do Programa do Microempreendedor Individual – MEI.

Mediador: José Tarcísio da Silva 

  • 15h20 às 16h40 – Painel: Políticas e Ações de Apoio às Micro e Pequenas Empresas

 Painelista: Fábio Silva – Subsecretário Substituto de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato no Ministério da Economia, sendo responsável pela formulação de políticas públicas para microempreendedores individuais – MEI e para artesãos, e pela gestão do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) e do Programa do Microempreendedor Individual – MEI.

Painelista: Silas Santiago – Gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae Nacional. Auditor-Fiscal da Receita Federal, foi Secretário Executivo do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) de 2007 a 2019. Liderou a implantação do Simples Nacional e do Microempreendedor Individual no Governo Federal.

Painelista: Henrique de Freitas Junqueira – Assessor Legislativo do Senador Jorginho Mello – PL/DF, é graduado em Administração de Empresas pela Faculdade Espírito-Santense de Administração (FAESA). Pós-Graduado em Comércio Exterior com Ênfase em Empresa de Pequeno Bacharel em Direito e inscrito na OAB/DF.

Mediador: José Tarcísio da Silva – Presidente da Confederação Nacional das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte – COMICRO  

  • 16h40 às 17h20

Palestra: Empreender desenvolvimento é o nosso negócio

Palestrante: Bruno Quick – Diretor Técnico do Sebrae Nacional. Engenheiro civil e especialista em políticas públicas pela Unicamp. Atuou como dirigente no Movimento Associativista Empresarial. 

  • 17h20 às 18h40 – Painel: Soluções de Crédito e Financiamento

Painelista: Francisco Ferreira – é co-fundador e CEO da BizCapital, uma plataforma de serviços financeiros para PMEs. Também foi fundador da AfferoLab, vendida em 2015 para o grupo de mídia alemão Bertelsmann. Ele é engenheiro de computação e mestre em informática pela PUC-Rio. Em 2021, foi eleito vice-presidente da ABCD (Associação Brasileira de Crédito Digital).

Painelista: Hamilton de Brito Júnior é presidente da ABRAFESC (Associação Brasileira de Factoring, Securitização e Empresas Simples de Crédito). Atua no fomento comercial há 26 anos com empresa de factoring, empresa simples de crédito (ESC) e FIDC. Atualmente, integra o Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.

Mediador: Adalberto Luiz Analista da Unidade de Capitalização e Serviços Financeiros do Sebrae Nacional 

  • 18h40 às 19h10 – Palestra: Como se tornar um empreendedor de sucesso

Palestrante: Enio Duarte Pinto – Gerente da Unidade de Relacionamento do Sebrae Nacional, onde fez parte da concepção dos canais Sebrae de Atendimento e Relacionamento, do EAD e seus diversos cursos, das estratégias de atendimento e relacionamento. É Economista, com especializações em Finanças Empresariais pela FGV e IBMEC e Liderança Organizacional pela FDC 

  • 19h10 às 20h10 – Palestra Show: A Poesia que transforma – Homenagem ao Dia Nacional das Micro e Pequenas Empresas

Palestrante: Bráulio Bessa – escritor, poeta, empreendedor social e ativista cultural, criador do projeto “Nação Nordestina”, com mais de 1 milhão de fãs/seguidores, causando impacto social e cultural em mais de 10 milhões de pessoas por mês. É considerado hoje o maior ativista da cultura nordestina na internet e um dos mais influentes empreendedores sociais do país. 

  • 20h10 às 20h30 –Encerramento

 6 de outubro – Quarta-feira  

  • 15h às 15h30– Boas-Vindas 
  • 15h30 às 16h30– Painel: Histórias Incríveis – Pequenos negócios que deram certo!

Painelistas: Deivison Lima da Silva e Willams Lima da Silva Formados em administração de empresas e diretores proprietários da Casa Mãe, no estado de Pernambuco.

Painelista: Alann Rezende Fundador da Ciclor Bike Shop em Belém, estado do Pará, desde 2014. 46 anos, 31 no mercado de trabalho, 28 em vendas; Administrador de Empresas com Pós-Graduação em Gestão e Liderança na UC Berkeley, Califórnia-EUA.

Painelistas: Mirelle Soares e Tavila Monte Sócias da Loja Blume, no estado do Piauí

Mediadora: Rosana Freire Consultora da COMICRO. Diretora na Solução & Gestão. Psicóloga com mais de 20 anos de experiência na área de Gestão de Pessoas. Mestre em Desenvolvimento Local Sustentável. 

  • 16h30 às 17h30 – Palestra: Venda todo dia utilizando o Marketing Digital

Palestrante: Flammarion Cysneiros – Consultor em Modelagem de Negócios e Transformação Digital Mestre em Inovação e Desenvolvimento Founder da Cysneiros e Consultores. Founder InvestAnjos. Conselheiro da Rede Mentores do Brasil Mentor do Programa de Aceleração de Startups InovAtiva. Articulação de Negócios Brasil Portugal 

  • 17h30 às 18h20 – Palestra: Empreendedorismo Feminino: tendências, desafios e histórias para se inspirar!

Palestrante: Ana Fontes – Publicitária, Empreendedora Social, Fundadora da RME – Rede Mulher Empreendedora e do Instituto RME eleita uma das 20 mulheres mais poderosas do Brasil pela revista Forbes em 2019. Pesquisadora de Gênero e especialista em empreendedorismo feminino. Prêmios: Empreendedora do Ano pela Revista Istoé Dinheiro, Empreendedor Social da Folha de SP 2020, Prêmio Visionaris UBS 2020, Vencedora do prêmio Fortune Most Powerful Women 2017 e Spark Awards como melhor mentora Fellow dos programas: Winning Women da EY, Vital Voices, Programa 10000 mulheres FGV/Goldman. 

  • 18h20 às 19h10 – Painel: O Associativismo como Diferencial Competitivo para os Pequenos Negócios

Palestrantes: Presidentes das FEMICRO/UF 

  • 19h10 às 20h10 – Palestra: Jornada do Empreendedor Pleno

Palestrante: Macário Moraes – Empreendedor serial, treinador, investidor, mentor e palestrante com 23 anos de experiência nacional e internacional em vendas, franquias e startups. Maratonista, 23 anos casado, 2 filhas, viajante, iogue, reikiano, em resumo: empreendedor pleno. 

  • 20h às 20h30 –Encerramento

 

Publicação Original


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder