Seminário em São Sebastião do Paraíso reúne 31 empresários rurais da região

A primeira edição do Empretec Rural está sendo realizada desde a última segunda-feira (18/10) em São Sebastião do Paraíso, no Sudoeste de Minas Gerais. O seminário, desenvolvido exclusivamente para os empresários rurais, reúne 31 participantes e termina amanhã (23/10). Nesta sexta-feira (22), o evento foi prestigiado pelo presidente do Sebrae, Carlos Melles, o superintendente do Sebrae Minas, Afonso Maria Rocha, e o diretor de Operações Empresariais do Sebrae de Santa Catarina, Luc Pinheiro.

O Empretec Rural é uma vertente do já conhecido Empretec, principal programa de formação de empreendedores do mundo, que utiliza metodologia desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU). No Brasil, ele é realizado exclusivamente pelo Sebrae, desde 1994. Diferente da primeira versão, o Empretec Rural passou por adequações em diversos aspectos, como no processo de inscrição, de seleção dos participantes e até mesmo no perfil dos instrutores, tudo isso a fim de atender as necessidades do seu novo público.

Os participantes da primeira turma foram estimulados a desenvolver suas características empreendedoras com foco no agronegócio. Por meio de atividades teóricas e práticas, eles conseguiram identificar seus potenciais para melhor gerir seus empreendimentos.

O presidente do Sebrae, Carlos Melles, explica como percebeu essa necessidade de adaptação do seminário. “O Empretec voltado para o meio rural supre uma deficiência que se tem no Brasil, inclusive na área pública, que é a gestão administrativa. Com uma metodologia competente de administração empreendedora voltada para resultados, certamente, esse programa será um sucesso.”

Próximas edições

Afonso Maria Rocha, superintendente do Sebrae Minas, tem boas expectativas para as próximas edições. “Considerando a tradição do Empretec em Minas Gerais e no Brasil, nossa expectativa é a melhor possível. Isso já era uma demanda antiga dos empreendedores do agronegócio e agora conseguimos colocar em prática”.

Sobre a escolha de São Sebastião do Paraíso como sede para a primeira edição, Afonso completa. “Nós temos uma atuação muito forte aqui. Poderíamos ter ido para outras regiões, mas em São Sebastião do Paraíso temos uma relevante produção de café e estamos próximos a São Paulo, com um microambiente interessante para se compartilhar”, finaliza.

Luc Pinheiro, diretor de Operações Empresariais do Sebrae de Santa Catarina, dá detalhes sobre o processo de criação do programa. “O primeiro protótipo do Empretec Rural foi realizado em Santa Catarina e o segundo no Rio Grande do Norte. Porém, aqui em São Sebastião do Paraíso é oficialmente a primeira turma do programa. O que a gente já pode perceber é que há um impacto significativo tanto nas vidas quanto nos empreendimentos rurais desses produtores”.

Ainda neste ano, novas turmas já estão marcadas para São Paulo, Mato Grosso do Sul e Tocantins. Em 2022, o programa estará disponível para todo o país.

Mais informações sobre o Empretec em www.empretecsebraeminas.com.br.

Publicação Original


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder