Segundo a pesquisa, em agosto de 2022, 50% dos seus usuários declararam abrir o Telegram todo dia ou quase todo dia. Agora, são 43%, uma queda de 7 pontos percentuais. O percentual de usuários do Telegram no Brasil que participam de canais no app diminuiu de 66% para 61%. Outro exemplo: o percentual dos que trocam mensagens de áudio caiu de 42% para 37%.

A pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre Mensageria Móvel no Brasil revela que, depois de três anos de um aumento rápido e contínuo em sua base de usuários no Brasil, o Telegram parou de crescer entre os usuários brasileiros de smartphone e agora mantém os mesmos 65% registrados em agosto do ano passado, no último levantamento.

Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!

O Instagram segue em curva ascendente no Brasil, segundo a pesquisa, o app teve aumento de 82% para 87% na proporção de smartphones nacionais com o serviço instalado, em um ano. Na comparação com seis meses atrás, o avanço foi de um ponto percentual, dentro da margem de erro da pesquisa.

A proporção de usuários que abre o Instagram todo dia ou quase todo dia permanece estável em 83%, bem acima de Telegram, Messenger e Signal, aplicativo que está em queda na taxa de engajamento entre os brasileiros.

Pesquisa mostra disputa entre WhatsApp e operadoras

O WhatsApp ganhou a atenção do usuário brasileiro de telefonia móvel pelo fato de permitir realizar chamadas de voz diretamente no aplicativo, sem que houvesse o consumo do seu plano de voz contratado com as operadoras. Isso fez com que o aplicativo chegasse a esta última pesquisa mantendo a sua hegemonia no Brasil, estando instalado agora em 99% dos smartphones nacionais desde, índice conquistado a partir de agosto de 2021.

O que chama a atenção na pesquisa é a utilização do WhatsApp para chamadas de voz, com 78% dos usuários do mensageiro utilizam esse recurso. Desse grupo, 46% realizam chamadas de voz pelo app todo dia ou quase todo dia, e 30%, algumas vezes por semana. Outros 65% afirmam que fazem mais ligações pelo WhatsApp que pelo plano de minutos da sua operadora móvel. Isso representa 50% de toda a base de usuários do WhatsApp.


Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.

Publicação Original


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder