O Bossa Summit, maior evento de conexão entre startups e investidores do Brasil, está acontecendo. Entre hoje e amanhã, 23 e 24 de março, mais de 7 mil pessoas transitarão pelo Transamérica Expo Center, em São Paulo, para acompanhar o que alguns dos maiores investidores e empreendedores do Brasil tem para compartilhar.

No palco principal, Carlos Wizard, João Appolinário e Cris Arcangeli – três tubarões do Shark Tank Brasil -, falaram sobre o que eles acreditam que seja necessário para que um empreendedor tenha sucesso no século 21.

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Para o sócio da Wise Up, que iniciou sua carreira empreendedora aos 30 anos, dando aulas de inglês, há algumas regras que devem ser seguidas para que um negócio tenha sucesso: “se você está começando a empreender agora, encontre uma habilidade natural que você tenha e que possa ser transformada em uma fonte de renda. Depois disso, descubra qual problema essa sua habilidade pode resolver e, por fim, como escalar essa sua solução”, diz. “Todo empreendedor é um resolvedor de problemas. Quanto maior sua capacidade de resolver, maior sua remuneração.”

João Appolinário, fundador da Polishop, também compartilhou sua experiência empreendedora com os participantes e deixou suas dicas: “Produto tem preço, benefício tem valor. O que as pessoas procuram dentro das lojas da Polishop não são panelas, air fryers… Elas querem a solução para um problema delas. Você tem que conhecer bem o produto que você está vendendo e mostrar ao cliente o valor que tem nele, o porquê de comprar com você e não com o seu concorrente.”

“Eu entendo que o segredo para vender mais e, consequentemente, lucrar mais, é fazer o seu negócio virar moda”, garante Cris Arcangeli. Para a empresária, colocar as dores dos clientes no centro das decisões e do desenvolvimento ou aprimoramento de um produto é vital para uma empresa, mas só isso não garante que um produto ou serviço será objeto de desejo dos clientes.

“O truque é pensar: ‘onde eu sou único? O que que eu faço que só eu faço?’. E o seu diferencial pode estar em qualquer lugar: no atendimento, no serviço, na forma de transportar… Quando você descobrir o que você tem que nenhum concorrente tem, é a hora de você colocar sua força e seu marketing ali. É assim que você vai fazer com que os clientes vão até você”, diz Cris.

João Kepler, CEO da Bossanova Investimentos, complementa: “Hoje, a moeda mais valorizada do mundo é a atenção. Você tem poucos segundos para segurar o cliente quando ele entra na sua loja, o investidor quando vai apresentar um pitch para ele ou um seguidor nas redes sociais, quando ele vê seu perfil passando no feed. A partir do momento que você conquista a atenção do seu público, você conquista tudo, para o bem ou para o mal.”

Na Polishop, de João Appolinário, ele elenca três benefícios que são pilares fundamentais para a venda de produtos da rede: beleza, tempo e saúde. “Isso vale para qualquer setor: as pessoas querem algo que as ajude a viver bem e saudável; os consumidores estão cuidando da aparência como nunca e, mais do que tudo, as pessoas querem otimizar o tempo delas. Se você oferecer duas dessas três coisas como benefício, fica muito mais fácil vender.”


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