Lito Rodriguez Day1Lito Rodriguez Day1 Lito Rodriguez Day1Lito Rodriguez Day1

Publicado em: 30 de março, 2023

Laís GrillettiLaís Grilletti

Existe uma diferença entre empresas que geram dividendos das que geram valor. O dia que Lito Rodriguez se deu conta disso foi o seu Day1.

Lito sempre acreditou na força do exemplo. E, para ele, seu pai sempre foi a maior referência: alguém que lutou para conquistar tudo o que teve, mesmo começando sem quase nada. Vindo da Espanha para o Brasil ao lado da esposa, ele começou trabalhando com o cunhado para, aos poucos, construir o próprio negócio: uma indústria de móveis que chegou a ser a maior da América Latina, durante os 1970.

Na memória de Lito, aquela indústria era fabulosa! Todo sábado ele viajava cerca de 30 quilômetros até o Arujá, no interior de São Paulo, para passar o dia trabalhando ao lado do pai. Participava de campeonato de futebol, das festas de fim de ano… Enxergava ali uma grande família. E, dentro dele, nascia a vontade de criar um negócio como aquele.

Na cabeça de Lito, a matemática era simples:

Se seu pai, começando do zero, construiu uma empresa daquele tamanho, ele, estudando nos melhores colégios, com todas as ferramentas à disposição, deveria construir pelo menos o triplo daquilo.

E foi isso que quase o destruiu.

Depois de ter empreendido vários negócios diferentes quando ainda era muito novo, conheceu o segmento de lava-rápidos. Na época, de 1992 a 1996, surgiu uma febre de lava-rápidos em São Paulo. Mas ninguém tinha a intenção de criar um negócio sustentável — a prática era tentar ganhar dinheiro rapidamente e passar o negócio para a frente.

Foi ali que Lito enxergou uma oportunidade: profissionalizar um segmento que era, essencialmente, amador. Primeira mudança a ser feita: uniformizar e registrar todos os funcionários. Era o primeiro passo para que eles se sentissem pertencentes ao lugar. Lito foi implementando algumas mudanças, do mesmo modo que sempre viu acontecer na indústria do pai. Construiu refeitório, sala de descanso, fazia churrascos e festas. Formava ali uma pequena família.

Quando seu pai visitava o lava-rápido, sempre deixava para Lito um conselho que ele carregou para a vida inteira:

As pessoas não vêm prontas, você tem que formá-las.

Lito acreditou muito nisso e foi construindo aos poucos. Tudo o que entrava, ele reinvestia no crescimento do negócio.

O problema é que o sócio-investidor não pensava da mesma maneira.

Cinco meses depois de abrir as portas, o sócio chamou Lito para conversar: queria fechar o negócio. O investimento que ele fez não tinha retornado ainda, e a perspectiva é que o negócio não estava dando certo. Mas Lito tinha uma certeza: ele não ia fechar. Vendeu o carro da esposa, ofereceu o próprio carro para o sócio, assumiu a dívida dele e até procurou dinheiro perdido no paletó no armário. Tudo para manter a empresa de pé.

Porém, mesmo com esse movimento, o negócio não era tão sustentável. Se ele esperasse os clientes chegarem, trabalharia apenas aos fins de semana. Era preciso ir até as garagens onde os carros ficavam. Mas como fazer isso sem poder usar água nem sistema de esgoto?

Foi assim que surgiu a necessidade de fazer uma lavagem a seco.

Em casa, com uma batedeira, um liquidificador e um mixer, Lito testava diferentes fórmulas. Até hoje, muitos vizinhos não sabem como, de um dia para o outro, o capô do carro aparecia brilhando. Foram mais de seis meses de teste, até que um dia Lito chegou à fórmula.

Nascia, naquele momento, a Drywash. O negócio tinha tanto potencial que a venda de franquias era o verdadeiro motor de crescimento. E para acompanhar essa velocidade, Lito vivia no mesmo ritmo. Trabalhando 18 horas por dia, ele mantinha o alto crescimento da empresa, ganhava bem, era casado, tinha dois filhos saudáveis, apartamento, carros, viagens… e estava cada vez mais infeliz.

Um dia, ele resolveu parar.

E foi essa pausa, quando tudo corria na mais alta velocidade, que fez Lito enxergar aquilo que verdadeiramente o move.

Assista ao seu Day1 clicando no vídeo acima e entenda que reflexões provocaram em Lito em essa descoberta.

Enxoval - Ebook 5 livros - CTAEnxoval - Ebook 5 livros - CTA

Publicação Original


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder