A Mais1Code é uma edtech que oferece educação tecnológica gratuita para jovens de baixa renda. A startup desenvolveu uma plataforma que possibilita aos alunos estudarem diversas linguagens de programação, iniciando do básico, com um letramento digital, até as linguagens que os levarão para o mercado de trabalho.

A startup segue uma metodologia gamificada onde os alunos vão ganhando pontos em sua jornada, se tornando ao final um Dev Star. Atualmente, a Mais1Code oferece cursos de banco de dados, JS, Lógica de programação, React, React Native e Node Jd. Todos os cursos oferecem certificados.

De olho nos jovens da periferia: como tudo começou…

Diogo Bezerra, cofundador da Mais1Code, cresceu na comunidade do Jardim Pantanal, localizado na Zona Leste de São Paulo. Ele conta que sempre se esforçou muito para buscar educação. “Com o pouco acesso que tinha, em uma época que a Internet ainda era para poucos e ter um computador era artigo de luxo, fui me virando com o que tinha para hackear as oportunidades educacionais que existiam“, comenta.

Diogo ainda conta que fazia faxina e pegava papelão com sua mãe na rua e, aos 14 anos, se inscreveu em um curso de teatro que pagava 50 reais por mês de bolsa auxílio. Com esse mesmo valor, investia em um curso de informática em Santana, Zona Norte de São Paulo, e ajudava a mãe com as despesas da casa.

“Aos 19 anos, larguei tudo e comecei a fazer um trabalho voluntário, sai da favela para Europa, e meu primeiro destino foi a Espanha, em um centro de treinamento. Após 3 semanas lá, fui designado para Lisboa, em Portugal, onde com mais de 255 voluntários de diversas partes do mundo comecei a trabalhar. Neste período aprendi a liderar e após 2 anos voltei para a favela, com objetivo de me tornar empreendedor e ajudar os jovens da periferia”, conta Diogo.

A ideia de criar a Mais1Code surgiu quando um jovem chamado Gabriel perguntou a Diogo se conhecia algum projeto que ensinasse programação gratuita. “Fui atrás dessa informação, porém a grande maioria dos projetos tinham processos seletivos complexos e eram longe da comunidade que o jovem residia”, diz.

Visando mudar essa realidade, Diogo convidou seu amigo de infância, Tauan Matos – que é formado em Web Design e ganhador do prêmio Ago Social, realizado pela Artemisia, aceleradora de negócios–, para criar uma startup focada em programação gratuita para jovens de baixa renda. O convite foi aceito e, desde 2020, já impactaram a vida de mais de 2 mil jovens no Brasil.

Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!

Desafios, conquistas e cases de sucesso: a trajetória da Mais1Code

“O primeiro ano da Mais1Code foi todo de trabalho gratuito, ou seja, dois jovens de periferia, que não tinham recursos nenhum, trabalhando 12 meses sem receber nada. Isso é quase surreal no mundo real, que é de onde viemos. Além disso, aprender a monetizar um negócio que é gratuito para o público de baixa renda não foi nada fácil, foi necessário desenvolver e testar diversos modelos para dar certo”, diz Diogo sobre as dificuldades que os fundadores enfrentaram no primeiro ano de atividade da startup.

Sobre a maior conquista que tiveram, até o momento, Diogo conta que: ”Sem dúvidas, a sustentabilidade financeira da Mais1Code é a nossa maior conquista, hoje estamos conseguindo ter visão a longo prazo e ajudar milhares de jovens”.

Sobre os cases de sucesso, Bezerra fala sobre um dos mais recentes, no qual um dos alunos da Mais1Code conquistou a oportunidade de passar uma temporada na Espanha, através da competição Liga Jovem que aconteceu durante o evento Bossa Summit, realizado pela Bossanova Investimentos. “Moleque da quebrada que desenvolveu junto com seu grupo uma solução para ajudar sua comunidade”, comenta.

Próximos passos da Mais1Code

A Mais1Code está presente em 20 estados do Brasil, incluindo São Paulo e Rio de Janeiro. Mesmo sem receber investimentos externos, a startup possui 20 voluntários e mais de 700 alunos ativos. Além disso, já formou mais de 2 mil jovens.

Atualmente, a edtech está participando do programa de aceleração da organização global Entrepreneur Organization (EO). E fazem parte da comunidade de startups “Confraria do empreendedor”.

Hoje, o objetivo da empresa é se tornar referência no mundo de ensino tecnológico para jovens periféricos no mundo. Além disso, a empresa está realizando uma campanha aberta para atingir 3 mil alunos em 2023.

A Mais1Code também está abrindo a primeira filial em Portugal. “Estamos fazendo essa conexão da quebrada com o mundo. E o conselho que eu dou para os jovens da periferia é: busquem colocar as suas ideias em prática. Se conectar com pessoas que possam te ajudar, se virar com o que tem e usar a criatividade que a quebra tem”, finaliza.


Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.

Publicação Original


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder