O Dia da Cidade é comemorado neste 31 de outubro, e a digitalização das cidades vem sendo o foco principal de instituições privadas e governamentais. Essa transição desempenha um papel vital na transformação e no aprimoramento das infraestruturas urbanas em todo o mundo.

Ao integrar tecnologias avançadas, como a Internet das Coisas (IoT), a inteligência artificial e a análise de big data, as cidades podem melhorar significativamente a eficiência operacional, otimizar os serviços públicos e aprimorar a qualidade de vida dos cidadãos. A digitalização não apenas impulsiona o desenvolvimento econômico, mas também promove a sustentabilidade ambiental, ao permitir a implementação de soluções inteligentes de gerenciamento de energia, transporte e resíduos.

Acesse aqui e responda ao Censo Investidores 2023! Queremos ouvir você!

Além disso, a conectividade aprimorada e o acesso mais amplo à informação e aos serviços digitais capacitam os cidadãos, promovendo a participação ativa na governança local e estimulando a inovação em diversos setores, desde a educação até a saúde e a segurança. Startups aproveitam dessa digitalização para oferecer novos serviços à população, gerando facilidades, segurança e até melhora na comunicação com órgãos públicos.

Confira 4 soluções que ajudam a transformar as cidades:

Gerencit

A Govtech Gerencit funciona como um aplicativo digital que intermedeia o contato entre a população e as Prefeituras. A tecnologia da startup permite a gestão do relacionamento com o controle da informação. Os cidadãos não se relacionam entre si dentro da plataforma, tendo um canal estreito e direto com a Prefeitura.

Com o contato de cada pessoa, o sistema oferece uma área de insights e ferramentas de apoio à decisão como um mapa de calor, onde rapidamente os gestores conseguem visualizar pontos críticos de suas cidades.

Para o CEO da Gerencit, a descentralização das demandas da população é uma das principais dores dos gestores municipais porque impacta diretamente em seu trabalho e na forma como é percebido. “Além de garantir que as demandas da população cheguem rapidamente aos setores responsáveis, oferece aos gestores ferramentas de apoio à decisão para melhor utilização de recurso público e impacto direto na qualidade de vida dos cidadãos”.

Camerite

Por meio das câmeras espalhadas pela cidade, a Camerite oferece maior segurança para a população. A startup integra inteligência artificial às câmeras de segurança e permite que a polícia possa ter uma visão ampliada da cidade.

A plataforma da startup permite identificar uma placa veicular de forma automática por meio da inteligência artificial, que faz o processamento das imagens em tempo real, entregando uma lista atualizada das placas identificadas e ainda permite filtros por data, horário, tornando mais rápida a busca por um veículo e a identificação de rotas.

A startup ainda entrega uma interface simples de operar, para que o investigador possa buscar através do mapa um endereço específico, e acessar todas as câmeras de segurança disponíveis na região e o ângulo de cobertura de cada câmera.

Gove

A Gove funciona como um CRM (software de relacionamento) construído exclusivamente para as necessidades do setor público brasileiro. A organização trabalha para modernizar o relacionamento entre cidadãos e empresas do setor público. Ajudando o gestor público, a migrar do analógico para o digital o relacionamento com pessoas e empresas através do primeiro e único software dedicado a esta missão no Brasil.

Moovit

O Moovit é um aplicativo indispensável para quem usa transporte público, ele fornece informações em tempo real sobre rotas e tempo de percurso para os destinos. Na plataforma, o usuário adiciona o local de partida e de chegada, podendo escolher entre a rota mais rápida, ou usar filtros para definir o percurso que melhor agrade o passageiro, podendo usar 1 ou mais tipo de transporte. Além disso, a plataforma simula o trajeto em outros horários, e também oferece informações do percurso realizado em transporte privado.


Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.

Publicação Original


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder