Elo Brindes foca em Customer Experience para crescer em 2024

Para obter um empreendimento de sucesso, o primeiro passo é preencher as lacunas não atendidas no mercado. A história da Elo Brindes, uma empresa familiar especializada em brindes corporativos, é um exemplo disso. A origem do negócio remonta a um momento crucial na evolução da tecnologia de impressão. Na época, Alexandre Reis trabalhava como vendedor em uma empresa de máquinas copiadoras, onde surgiu uma inovação: a tecnologia de transferência colorida, permitindo a aplicação de impressões coloridas em diversos materiais, incluindo tecido. 

Sua esposa, Sylmara, atuava como professora na educação infantil e teve a ideia de presentear os pais dos alunos em ocasiões especiais, como Dia das Mães e dos Pais, com algo único e memorável. Com a novidade das impressões coloridas, surgiu a ideia de criar camisetas, relógios e outros itens personalizados, cada um com um desenho exclusivo feito por um aluno. O presente foi um sucesso entre os pais, e Alexandre enxergou uma nova oportunidade de negócio. 

Elo Brindes e os desafios em um mercado competitivo 

Marina Luongo, gerente geral da Elo Brindes, Mariana Luongo, gerente comercial, e Alexandre, destacam o desafio do crescimento, saindo de um empreendimento individual para uma empresa estabelecida com vários colaboradores. Ambas, que são filhas do fundador, têm pelo negócio um compromisso que vai além do corporativo, mas um empenho genuíno em escalar a empresa.

Elo Brindes foca em Customer Experience para crescer em 2024

A transição envolveu a implementação de processos, a criação de funções e a formação de uma equipe comprometida, enfrentando ainda o desafio de fazer investimentos sem um capital e fluxo de caixa sólido. O maior obstáculo foi transmitir aos colaboradores o amor pela empresa, buscando que eles abraçassem a cultura do negócio. 

Para superar as dificuldades com os colaboradores, a empresa introduziu uma avaliação mensal com o objetivo de impulsionar não apenas o crescimento, mas também o desenvolvimento profissional dos funcionários. Essa avaliação funciona como uma campanha de incentivo, estabelecendo pré-requisitos específicos para cada setor e oferecendo bonificações com base na pontuação alcançada pelo funcionário. 

“O endomarketing da empresa está focado na realização de eventos que realçam a cultura corporativa, promovendo alinhamento e motivação entre os membros da equipe. Não deixamos passar nenhuma data comemorativa, criando assim um ambiente mais descontraído e leve, o que contribui positivamente para a eficácia da produtividade”, compartilha Mariana. 

O fluxo de caixa da empresa foi construído ao longo dos 28 anos, proveniente da base de clientes consolidada. A confiança, um dos pilares da Elo Brindes, é transmitida aos consumidores no momento da compra. “Confiança é algo que construímos ao longo do tempo, não é de uma hora para outra. Além da qualidade oferecida nos produtos, preços justos e uma variedade surpreendente de brindes para todos os nossos tipos de clientes”, explica Marina. 

Outro pilar do negócio é o da sustentabilidade. A Elo Brindes aumenta a cada ano sua linha de produtos sustentáveis, oferecendo opções de brindes reciclados, orgânicos e biodegradáveis, reforçando a ideia de que é possível produzir brindes úteis, bonitos e sustentáveis. Além disso, a empresa realiza trabalhos sociais em parceria com a ASA, um departamento da Igreja Adventista do Sétimo Dia. 

A empresa também utiliza a tecnologia a seu favor, mantendo-se atenta às novidades nas importações e contando com uma equipe engajada na descoberta de novos sistemas e tecnologias que facilitem o trabalho. “A tecnologia influencia muito na produção de brindes. Hoje, temos muitas opções de gravação graças à tecnologia, podendo trazer resultados cada vez mais diferenciados, bonitos e com qualidade. Um exemplo disso é o laser circular e o DTF, que proporcionam uma nova roupagem ao resultado final do produto”, afirma Marina. 

Atualmente, a Elo Brindes oferece as seguintes opções de gravação em objetos: serigrafia, tampografia, laser, transfer, etiqueta resinada, Digital UV, Baixo Relevo, Hotstamping, Sublimação e DTF. A equipe sempre questiona o cliente sobre o que ele gostaria de gravar nas peças, analisando então qual a forma de gravação que melhor se adequa ao produto e avaliando as possibilidades junto ao cliente, levando em consideração o preço e o prazo de cada uma das gravações. 

Futuro do mercado de experiência do consumidor 

A Elo Brindes destaca a importância do relacionamento com os clientes, sendo reconhecida pelo seu trabalho personalizado e relacionamento sólido com os colaboradores. A empresa não se limita a vender produtos, mas também desenvolve estratégias de marketing com brindes personalizados para serem aplicados em eventos e ações promocionais de cada cliente. 

elo brindes loja

Para alcançar esse objetivo, a empresa enfatiza a necessidade de proporcionar uma experiência memorável ao cliente desde o primeiro contato, quando ele se depara com uma publicação e se encanta, até o momento em que recebe a caixa com o pedido. A experiência do usuário na Elo Brindes é cuidadosamente planejada em todo o processo, abrangendo atendimento, layouts e logística. “Um exemplo concreto desse compromisso é que não entregamos simplesmente uma caixa com os produtos; entregamos uma caixa personalizada com todo o cuidado. Incluímos uma carta de agradecimento e, é claro, um mimo especial para fortalecer a fidelidade do cliente.” 

A evolução da empresa é notável, e a equipe está em busca de novas plataformas para aprimorar a experiência do cliente. Isso inclui desde a interface do site até o processo de solicitação de orçamento, com foco em oferecer uma experiência clara, dinâmica e marcante. 

Quanto aos planos futuros, a Elo Brindes busca expandir seus canais de comunicação para aumentar o alcance e a visibilidade. O objetivo é criar um espaço duradouro na memória dos consumidores, de modo que, ao precisarem de produtos personalizados, automaticamente pensem na marca. “Queremos alcançar o mesmo reconhecimento que marcas como Superbonder, que não são apenas produtos, mas representam uma identidade forte”, completa Alexandre. 


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