O Brasil possui um dos piores sistemas tributários do mundo, onde se gastam por cerca de 1500 horas para apuração dos impostos. Na América latina a média é de 325 horas. A complexidade é tão grande que 96% dos empresários alegam que essa função é uma entrave para o desenvolvimento dos negócios, segundo estudo da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas.
Dentro desse cenário complexo existe o ICMS, onde cada estado tem a sua legislação específica. O cálculo do ICMS Substituição Tributária e Diferencial de alíquotas das notas de compra é complexo de ser executado pois o profissional terá que calcular cada item das notas de compra do comércio, com isso, o alto volume acaba sendo um agravante no processo. Além dessa legislação mudar com bastante frequência e o profissional possuir apelas ferramentas manuais para fazer todo o processo de cálculo.
Então, a história da startup Tributei começa em 2017 a partir da necessidade do CEO Waldir em calcular e analisar de forma rápida e assertiva o ICMS-ST. A partir dessa necessidade ele se juntou com os sócios Jefferson, Fábio e Wanderson para criar uma solução que facilitasse a rotina de outros profissionais contábeis.
Para calcular o ICMS Substituição tributária e diferencial de alíquotas das notas de compra, o Tributei faz o processo de busca dos documentos de compra das empresas do comércio que através desse arquivo processa automaticamente cada produto em segundos, sem precisar consultar legislação tributária e atualizar de forma manual. Depois, o sistema gera a guia de pagamento através da robotização do processo, com isso automatizando todo o fluxo do processo de apuração do icms-st e difal das notas de compra.
Raio-X da Tributei:
Nome: Tributei
Solução: Automatiza download de NFe’s, cálculo e geração de guias para escritórios contábeis e empresas do comércio.
Quantidade de funcionários: 25
Cidade: Macapá, AP
Fundação: 2017
Crescimento entre Q1 e Q2 de 2023: 12,80%
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.
0 comentário