Com a chegada de 2024, diversos empreendedores começam a se planejar levando em consideração o novo calendário comercial a fim de contemplar datas festivas e importantes para o comércio com as melhores estratégias de negócio, afinal, a antecipação do planejamento é um grande aliado para que os varejistas encarem os períodos de maneira mais preparada.

É do conhecimento da maioria dos empreendedores que já contam com alguns anos de experiência que nem todas as datas destacadas no calendário comercial possuem o mesmo potencial de negócio, afinal, há oportunidades que dizem respeito apenas à determinados nichos de mercado, porém, ao identificar os meses de menor fluxo com antecedência, é possível elaborar estratégias criativas para manter a marca em alta durante esses períodos, como promoções, parcerias com fornecedores, ações de fidelização e recompra, por exemplo.

Também é importante se preparar para datas em que o comércio não abra. É muito comum algumas lojas não abrirem durante o Carnaval, por exemplo, porém, é possível realizar ações atreladas às celebrações e lucrar nos dias que antecedem as festas, com preparação da equipe e da operação logística para atender a demanda.

Outro ponto importante para analisar as oportunidades que contemplam cada mês, está na comparação com anos anteriores. É possível saber quais estratégias funcionam melhor se você analisar o que foi feito em 2022 e 2023, durante determinada data. É importante entender o que já deu certo e errado antes de traçar os novos passos.

Vale destacar que 2024 contém oportunidades que não estavam no calendário de 2023. Por exemplo, pensando em uma loja que vende artigos esportivos,, haverá oportunidades de realizar ofertas e promoções entre julho e agosto, afinal, os Jogos Olímpicos de Paris ocorrerão nesse período, e o maior evento esportivo do mundo costuma atrair mais pessoas para a prática de atividades físicas.

Nos jogos de Tóquio, disputados em 2021, grandes varejistas de materiais esportivos registraram altas após atletas brasileiros conquistarem medalhas importantes em modalidades distintas. A Centauro, por exemplo, registrou um crescimento de 100% na busca por itens relacionados ao surf após Ítalo Ferreira conquistar o ponto mais alto do pódio. No atual cenário de mercado, a atenção total a essas pequenas oportunidades e a eficiência na execução podem representar a diferença no final do mês. 

Por isso, para o próximo ano, procure realizar o planejamento com antecedência. Não são apenas datas como Dia das Mães e Black Friday que os negócios aproveitam para abraçar oportunidades. Há dias que contemplam ações que podem ser realizadas para conseguir uma maior conversão de clientes, como por exemplo durante o Dia do Frete Grátis, visto que, segundo uma pesquisa da State of Search Brasil, em parceria com a Opinion Box, 75% dos usuários desistem da compra devido ao valor do frete.

A criatividade de cada marca é o que determina vantagens quanto à concorrência, por isso, explore o máximo possível as oportunidades que o calendário de 2024 proporciona para o negócio, pois elas podem ser determinantes para concretizar um ano positivo para o empreendimento.


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