* Por Caio Delgado

Nos últimos anos, as empresas brasileiras, de um modo geral, têm passado por um processo amplo de automatização de etapas operacionais rotineiras. Isso significa, em outras palavras, uma mudança complexa na forma como procedimentos consolidados são conduzidos internamente, além da necessidade de se reformular a participação dos profissionais nesse cenário. Afinal, a tecnologia não chegou para substituir ou ofuscar o papel das pessoas no âmbito do trabalho, pelo contrário, pode e deve servir de suporte estratégico para que os níveis de produtividade sejam potencializados.

Seguindo essa linha de raciocínio, é importante que o gestor visualize a inovação como uma abertura para inúmeras possibilidades, sob diversos aspectos. Não basta inserir o componente tecnológico no dia a dia empresarial e esperar que os resultados aconteçam de forma repentina, sem qualquer tipo de iniciativa voltada para o uso adequado e otimizado de ferramentas digitais. Nesse sentido, o suporte de especialistas na área surge como um diferencial a ser considerado.

Diagnóstico preciso traz ganhos de assertividade

Se por um lado, o avanço tecnológico é uma realidade cada vez mais presente no mercado atual, é natural que determinadas organizações enfrentem dificuldades para dar o primeiro passo. Afinal, nem todos possuem expertise no que diz respeito à implementação e execução de plataformas automatizadas. Outro fator preponderante repousa na garantia de que essas soluções funcionarão adequadamente, sempre com o respaldo de equipes preparadas para superar problemas que não deixarão de surgir.

Nenhuma empresa está sozinha nesse processo de transição ao digital. Por isso, existem serviços de suporte que podem assumir o ordenamento técnico da tecnologia, enquanto o contratante centraliza os esforços de seus departamentos no que realmente importa: o core business. Isso também traz estabilidade para identificar as principais lacunas internas, e como a presença da máquina pode ajudar, o que resulta no uso inteligente dos recursos disponíveis.

É possível responder à demanda de dados

Sem dúvidas, os dados protagonizam uma vertente fundamental da inovação no ambiente corporativo. Com o crescimento do negócio, é esperado que o volume de informações apenas evolua, desafiando o poder de armazenamento e segurança da infraestrutura construída. Hoje em dia, é praticamente imprescindível que o gestor tenha total convicção de que os dados estão sendo manuseados com responsabilidade, transparência e consentimento, seguindo princípios legais impostos pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Sob o plano de fundo de um fluxo informacional respaldado por ferramentas de onboarding digital, por exemplo, será possível otimizar processos com mais agilidade, precisão e escalabilidade, sem a necessidade de se aplicar gastos exorbitantes.

Suporte como princípio de cibersegurança

Atualmente, debater a relevância dos dados para as empresas vai de encontro à outra questão igualmente essencial, que é a cibersegurança. Não por acaso, temos observados exemplos recentes de ataques criminosos à rede de informações de companhias famosas, com prejuízos imensuráveis decorrentes desses atos ilícitos. Independentemente do porte ou segmento em que a organização faça parte, priorizar a integridade das informações armazenadas é um objetivo a ser compartilhado por todos, sem exceções.

Ao contar com um acompanhamento de especialistas na área, bem como a utilização de ferramentas personalizadas e robustas, capazes de consolidar uma estrutura responsiva e, principalmente, orientada à segurança de dados, a empresa abre portas para uma nova era de eficiência operacional, aproveitando ao máximo todos os benefícios ligados à inovação.


* Caio Delgado é Sócio e Head de Desenvolvimento da Nextcode. Graduado em Desenvolvimento de Sistemas, o executivo atua na estruturação e evolução de produtos, bem como no relacionamento técnico com os clientes.

Publicação Original


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder