chairman galindo endeavor chairman galindo endeavor

Publicado em: 23 de maio, 2023
Rodrigo Galindo

Rodrigo Galindo

Chairman da Cogna Educação e da Vasta e Conselheiro da Endeavor

Finalizando meu ciclo como Chairman da Endeavor, faço uma pequena reflexão sobre os nossos feitos nos últimos dois anos. Confira!

Quando assumi como Chairman da Endeavor, no final de 2020, nossas empreendedoras e empreendedores já eram grandes exemplos, levando tecnologia brasileira para a América Latina, Europa e até para o Vale do Silício.

Não se tratava apenas de uma nova era do empreendedorismo no Brasil. Mas de um Brasil transformado pelo empreendedorismo. 

Nosso trabalho, na Endeavor, era potencializar nossa missão enquanto organização: criar as condições para que as empreendedoras e empreendedores levassem, ainda mais, o Brasil para frente.

Para amplificar essa missão, o Conselho da Endeavor trabalhou em quatro frentes:

mandato galindo endeavor

Estruturação de uma governança mais robusta

A primeira ação do meu mandato como Chairman foi uma avaliação do Conselho, em parceria com a consultoria Egon Zehnder.

O projeto teve como objetivo avaliar e trazer sugestões de melhoria para as três grandes dimensões do Conselho de Administração da Endeavor, a partir de entrevistas com as pessoas conselheiras e da diretoria executiva:

  • Melhoria nos Processos
  • Melhoria na Dinâmica
  • Composição e Responsabilidades

Foi esse o ponto de partida para a definição das prioridades da minha gestão, que começou com a criação e fortalecimento de cinco Comitês de Estratégia:

  • Comitê de Seleção e Aceleração de Empreendedoras e Empreendedores
  • Comitê de Gente
  • Comitê de Finanças
  • Comitê de Inovação
  • Comitê do Scale-Up Ventures

Além disso, foi mantida como instância da governança a estrutura denominada Board of Trustees, formado por Marília Rocca, Paulo Veras e Wilson Poit, pessoas chave que já tiveram e ainda continuam tendo relevância na construção da estratégia da Endeavor. 

Entre as atribuições do órgão está a homologação das recomendações do Conselho para as alterações de composição do Board, garantindo, assim, que as pessoas conselheiras estejam sempre alinhados com a essência da Endeavor e com sua visão de longo prazo.

Alinhamento do Conselho com o ecossistema empreendedor

Em um movimento para aumentar a conexão da Endeavor com o ecossistema, aprovamos, com homologação do Board of Trustees, a entrada de novas pessoas conselheiras, totalmente envolvidas com a causa do empreendorismo: Mari Dias, Empreendedora Endeavor da Gupy, Tiago Dalvi, Empreendedor Endeavor da Olist, Laura Constantini, Mentora Endeavor e cofundadora da Astella Investimentos, e Cesar Carvalho, Mentor Endeavor e CEO da Gympass. 

Vimos na troca de experiências com essas empreendedoras e empreendedores uma grande oportunidade para pensarmos em novos caminhos para transformar vidas por meio de negócios mais eficientes.

São pessoas que, assim como o Eric Santos, Sergio Furio e Robson Privado, conhecem bem os desafios de liderar uma scale-up e, com isso, conseguimos fomentar ainda mais o empreendedorismo em nosso país – mostrando como é capaz de impulsionar a economia nos mais diversos segmentos. 

Essas mudanças refletiram no impacto da Endeavor em todo o ecossistema. 

Evolução do impacto da organização no ecossistema

Nos últimos anos, a Endeavor se consolidou como a maior referência em scale-ups no Brasil, garantindo em seu portfólio as principais pessoas fundadoras do ecossistema de inovação.

E o impacto dessas empresas reforça a nossa tese central de que pessoas empreendedoras de alto impacto transformam economias, conforme os dados consolidados de 2021 e 2022:

imagens2-1440x400

Além disso, nesses dois anos, fomos uma das organizações pioneiras em propor metas claras de diversidade e inclusão, e ações de ESG.

Em 2021, assumimos o compromisso de construir um ecossistema mais diverso e inclusivo: queremos chegar em 2025 com 40% de representatividade de gênero e 40% de representatividade de raça em todos os nossos públicos. Isso inclui: time e cargos de liderança, pessoas mentoras, embaixadoras e empreendedoras aceleradas.

Essa ambição foi definida a partir das respostas ao Censo de Diversidade em 2021. Ainda temos muito a evoluir mas, desde então, esses foram os nossos avanços:

imagens3-1440x400

E nos comprometemos em ser exemplo de uma organização mais sustentável, diversa e que se preocupa com uma governança ética e justa.

imagens4-1440x400

Traduzimos esses avanços em um vídeo, que estabelece diretrizes claras para guiar as conexões que acontecem na nossa rede, e que alinha todos os nossos públicos do que é ser exemplo.

[embedded content]

Além disso, lançamos um Código de Ética unificado para ser um instrumento de proteção para nossa rede e para zelar pela reputação de todos os nossos stakeholders.

Construção da visão de futuro

Também implementamos um amplo projeto de revisão estratégica com o objetivo de definir a visão da Endeavor Brasil para os próximos cinco anos, considerando nossos principais diferenciais como organização, as necessidades do nosso público alvo e gaps do ecossistema empreendedor.

O projeto reavaliou os quatro grandes pilares da estratégia da Endeavor: Missão, Ambições, Implicações Estratégicas e Jornada de Transformação. 

E os resultados que colhemos foram muito importantes para as decisões que serão tomadas daqui pra frente. Confirmamos que a missão da Endeavor segue válida dada sua relevância, qualidade no mercado e crescimento esperado de empreendedoras e empreendedores.

Como mais um esforço de aproximação entre Conselho e pessoas empreendedoras, recomendei que o novo Chairman deveria ser alguém que vivenciou toda a jornada de um Empreendedor Endeavor e, com o apoio do Board, convidamos Sergio Furio para assumir a posição de Chairman – que aceitou com alegria o desafio. 

Sergio é empreendedor, mentor, investidor e agora Chairman da Endeavor Brasil. Um verdadeiro exemplo do que significa empreender com alto impacto – que cresce e faz outras pessoas crescerem. 

Continuo como Conselheiro da Endeavor, ajudando a colocar em prática todas as ambições que estamos construindo em conjunto.

conselho_desktop-2-1440x600

Aproveito o espaço para agradecer ao Fabio Barbosa, meu grande amigo, que acompanha a Endeavor há mais de 13 anos. Ele encerra sua atuação no Conselho, mas continuará apoiando a causa que defende há mais de uma década como Embaixador Endeavor. 

O Fabio é um exemplo de liderança não só para mim, mas para todo o ecossistema. Foi um dos precursores em advogar e em colocar em prática o tema de ESG no Brasil. Sempre carregando o seu lema de que fazer uma empresa dar certo é sobre fazer o certo, do jeito certo. 

Fabio, obrigado pelos anos de contribuição no nosso Conselho. E não só por isso. Obrigado por nos incentivar a sonhar cada vez maior, já que “somos do tamanho dos nossos sonhos”. 

Porque é com e pela Endeavor que nós estamos transformando a função que as empreendedoras e os empreendedores têm na sociedade. E, coletivamente, estamos mudando o papel que as empresas ocupam no mundo.

Vida longa!

Publicação Original


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder