A Plaza, startup de soluções de inteligência artificial para o mercado imobiliário, concluiu uma rodada pré-seed no valor de R$ 5,5 milhões. O investimento foi liderado pela Magma Partners, fundo focado em startups em estágio inicial que operam na América Latina, e foi acompanhada pela Latitud, de Brian Requarth, e Urca Angels. Os recursos do aporte serão direcionados ao desenvolvimento com foco na construção da equipe, validação do produto e lançamento comercial da solução.
“Temos como objetivo central popularizar o uso da inteligência artificial no setor imobiliário, trazendo mais eficiência e agilidade ao mercado como um todo”, afirma Julio Viana, CEO e cofundador da Plaza.
O aporte atraiu também diversos investidores-anjos influentes no setor imobiliário, incluindo Ernani Assis, ex-VP do Grupo ZAP; Renato Zimmermann, fundador da Zimmermann Imóveis; e Leandro Abreu, investidor-anjo do QuintoAndar.
Plaza usa IA para garantir segurança em pagamentos e melhorar atendimento de corretores
A startup surgiu de uma necessidade do setor de desburocratizar processos de locação, e para Viana, a tecnologia era o caminho mais viável. “Criamos a Plaza para fazer com que o mercado imobiliário seja tão eficiente quanto o mercado financeiro. Enquanto você abre uma conta em um banco em alguns cliques, alugar ou comprar um imóvel ainda é uma experiência muito burocrática e demorada. Acreditamos que alugar ou comprar um imóvel deve ser uma experiência rápida e sem trâmites longos e complexos”, afirma o executivo.
Um dos principais produtos da Plaza é o assistente virtual de IA criado para otimizar o trabalho de imobiliárias e corretores. Com a ferramenta, a startup possibilita melhorias no atendimento prestado por corretores, gerando respostas mais rápidas e realizando a coleta de toda documentação necessária. Além disso, a plataforma projeta oferecer garantias aos proprietários, eliminando a necessidade de fiador, e assegura o pagamento dos aluguéis, enquanto os inquilinos se beneficiam de um processo de locação mais ágil e com menos burocracia.
“O mercado de locação está crescendo muito, mas o processo de aluguel é muito burocrático. Desde o primeiro atendimento até a documentação necessária, há muitas barreiras. Acreditamos que a IA pode transformar o setor como um todo, tornando-o mais eficiente e acessível”, conclui Viana.
Em 2024, a proptech já somou mais de 30 mil clientes que encontraram seus lares ou espaços comerciais com o auxílio da IA. A expectativa da empresa é expandir a carteira de clientes, especialmente nas regiões Sul e Sudeste, aumentando em dez vezes o número de parceiros até o final de 2025.
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