A ROCK, startup focada em soluções para engajamento de clientes da América Latina, rebeceu investimento de R$ 300 milhões do Fundo Hindiana e fez a aquisição da Bnex. Formado também pelas recém-adquiridas empresas Directo.ai, Izio&Co, LL Loyalty e Propz, o grupo nasce inserido em diversos segmentos do mercado brasileiro com soluções baseadas em inteligência de dados e fidelidade, atendendo empresas como Arezzo, JHSF, Itaú Shop, Assaí, Pague Menos, Farmais, Farmácias São João e Nissei.
Com uma base de mais de 320 clientes ativos, a encantech espera atingir uma receita de R$ 100 milhões em 2024, com a previsão de dobrar esse valor em 2025, focada na oferta de experiências de compra personalizadas para melhorar a experiência do cliente. Com soluções SaaS voltadas para CRM, a empresa já tem mais de 130 milhões de usuários cadastrados nos programas de fidelidade e benefícios que administra para varejistas, gerando um Volume Bruto de Mercadorias (GMV) superior a R$ 310 bilhões e somando 1,3 bilhão de transações anualmente.
Sob a liderança de Carlos Formigari, fundador da Netpoints Fidelidade e ex-CEO da Itaucard, e Jorge Ramalho, ex-CTO do Itaú e CIO da Alpargatas, a ROCK quer redefinir os padrões de Customer Knowledge no Brasil, deixando a tecnologia mais humanizada.
ROCK quer mudar experiência de compra em varejistas
O nome ROCK, que significa “Return On Customer Knowledge” (ou Retorno Sobre o Conhecimento do Cliente), reflete o posicionamento da empresa em transformar os investimentos nas plataformas de CRM, Loyalty e IA em retornos mensuráveis. Formigari, atual CEO da ROCK, destaca que esses números demonstram a missão de transformar a experiência de compra e engajar os clientes.
“A aquisição da Bnex foi estratégica porque a ROCK não apenas ganha em número de clientes e cadastros, como passa a ter a plataforma de engajamento mais completa do mercado ao incorporar a Ciência do Consumo, já que a BNEX desenvolveu suas soluções de CRM olhando não apenas o shopper ou consumidor, integrando em toda sua análise a dimensão domiciliar e geodemográfica. Com isso, queremos continuar a colaborar e inovar com o setor varejista, garantindo o cliente no centro de suas estratégias, dialogando com os seus comportamentos, interesses e preferências por meio dos dados e da inovação tecnológica”, explica o executivo.
A ROCK alcança um ROAS (retorno sobre o gasto com comunicação) superior a 400%, impulsionado pela personalização de campanhas através de algoritmos de inteligência artificial, assegurando que o investimento no conhecimento do cliente seja altamente rentável.
Atualmente, os produtos da ROCK são direcionados principalmente para varejistas de grande e médio porte que atuam em mercados altamente competitivos. Entre as soluções oferecidas estão o CRM, uma plataforma completa de fidelidade e marketplace, soluções omnichannel de cashback, inteligência de mercado e geográfica, shopper analytics, algoritmos de personalização de ofertas, automação promocional, pesquisa e laboratório de clientes, aplicativos white label para clubes de benefícios, aplicações em retail media, além de IA voltada para engajamento de consumidores por meio de ofertas da indústria.
Jorge Ramalho, CIO da ROCK, ressalta que o grande diferencial do portfólio em relação a outros encontrados no mercado é ser 100% integrado e com alto nível de governança de dados. “Atualmente, existem inúmeras soluções de inteligência sendo ofertadas para o setor varejista, mas devido à complexidade do segmento, estas soluções acabam sendo implementadas de forma fragmentada e sem uma gestão adequada dos dados, colocando muitas vezes em risco os próprios varejistas e seus clientes”.
Para o futuro, a encantech deve manter uma postura ativa no mercado, identificando e mapeando oportunidades de aquisição de novas empresas que complementem sua estratégia de negócios. Formigari enfatiza que dará prioridade para empresas comprometidas com o encantamento dos clientes, bem como na excelência na era digital.
“Cada pessoa e parceiro envolvido nessa jornada precisa valorizar a autenticidade, afinal, só a celebração da individualidade pode tornar os clientes únicos em meio a um cenário dinâmico e desafiador como o atual. Então, vamos continuar sempre em busca daquilo que nos torna excepcionais”, conclui o CEO.
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