O mercado de saúde no Brasil tem avançado significativamente na digitalização de processos nos últimos anos. De acordo com a décima edição da pesquisa TIC Saúde, o uso de sistemas eletrônicos para registro de informações dos pacientes cresceu de 74% dos estabelecimentos em 2016 para 87% em 2023, aumento que indica a relevância da tecnologia na automação de processos de trabalho nesse segmento.
As oportunidades neste mercado são especialmente promissoras na área da Estética. Segundo o relatório “Aesthetic Medicine Market Size, Share & Trends Analysis”, divulgado pela Grand View Research, o setor foi avaliado em US$ 82,46 bilhões no último ano e estima-se que cresça cerca de 8,3% ao ano até 2030.
Hoje, o Brasil é um dos maiores consumidores do mercado estético do mundo. Contudo, a oferta de sistemas de gestão empresarial costuma ser direcionada para as áreas de Medicina e Odontologia tradicionais. Essa brecha, somada ao cenário de crescente digitalização, cria oportunidades para empresas inovadoras como a Clínica Experts, que vem se posicionando como uma solução completa de gestão para clínicas estéticas.
SaaS da Clínica Experts foca nas necessidades do setor
Fundada pelo gaúcho Tiago Mário em 2019, a empresa desenvolve um software de gestão (SaaS) que atende necessidades específicas dos profissionais que oferecem tratamentos corporais, faciais, capilares, depilação e harmonização. “Percebemos que havia uma grande oportunidade de mercado ao oferecer uma solução que integrasse todos os aspectos da gestão de uma clínica, visto que a maioria dos players foca em médicos e dentistas, e foi com essa visão que começamos a desenvolver o SaaS”, comenta Tiago.
O sistema Clínica Experts é uma plataforma “all in one” que reúne funcionalidades essenciais para a gestão de clínicas, incluindo desde agendamento online, fichas de anamnese, controle financeiro e integração com WhatsApp para o envio de notificações até a emissão da nota fiscal. Além disso, a empresa investiu em segurança jurídica, facilitando a emissão e armazenamento de termos de consentimento e contratos dos pacientes.
Com uma trajetória de cinco anos no mercado, a Clínica Experts se destacou ao alcançar um crescimento expressivo nos últimos dois. Em 2023, a startup contabilizava menos de 1.000 clientes, número que cresceu 400% em 2024. “Ficamos dois anos sem vender absolutamente nada, em função da pandemia. Fizemos o nosso primeiro cliente em maio de 2021 e, em três anos e meio, estamos batendo a casa das 5 mil clínicas. Nossa meta é, até o final do ano, atingir 10 mil clientes”, afirma Tiago. Esse crescimento se reflete no faturamento, que passou de R$ 1,86 milhão em 2023 para uma projeção de R$ 7 milhões em 2024.
A startup também está focada em expandir suas funcionalidades, com destaque para pilares como inteligência artificial, para aumentar a produtividade e reduzir custos; marketplace, para criar uma ponte entre a base de clínicas e seus consumidores em potencial, gerando demanda para os negócios; e franquias, com o objetivo de atender grandes redes e consolidar a marca no mercado de franchising.
Além disso, a empresa já se prepara para transacionar pagamentos e, no primeiro semestre de 2025, irá focar em BAAS (Banking as a Service), disponibilizando conta digital, facilitando a conciliação bancária e oferecendo taxas competitivas.
Com um time que passou de 4 para 30 pessoas em Lajeado (RS), a Clínica Experts tem se destacado no cenário de startups no Brasil. Neste ano, foi escolhida como startup destaque pelo Instituto Caldeira, dentro do programa Ebulição, por meio de voto popular. Em seguida, foi selecionada pelo Sebrae Startups para expor no Startup Summit, figurando no top 10 healthtechs do Brasil; e, mais recentemente, foi aprovada pela ApexBrasil para integrar a delegação brasileira no Web Summit 2024, que ocorre no mês de novembro, em Lisboa.
Com planos de abrir sua primeira rodada de captação em janeiro de 2025, a Clínica Experts segue comprometida em revolucionar a gestão clínica no Brasil, oferecendo uma solução integrada e inovadora. “Nosso objetivo é continuar mexendo com as estruturas legadas do mercado e nos conectar cada vez mais com investidores e parceiros para transformar o mercado da Estética”, conclui Tiago.
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