* Por Camille Gorla

No Brasil, a compra com cupons de desconto é um hábito recente, em comparação com os Estados Unidos, onde essa cultura faz parte de uma indústria secular. No entanto, de acordo com um levantamento feito pelo Cuponomia, o Brasil é o país com a maior média de crescimento nas buscas por códigos promocionais no e-commerce em relação aos outros países da América Latina. Segundo a pesquisa, as buscas por cupons crescem em média 50% ao ano entre os usuários brasileiros, que por natureza gostam de pechinchar.

Além de ajudar os consumidores que desejam economizar nas compras, os códigos promocionais também podem aumentar a lucratividade e agregar uma série de benefícios ao e-commerce. Confira os principais motivos que levam cada vez mais varejistas à adotarem a estratégia no negócio.

Aumento de conversões na loja

Diante da alta competitividade do e-commerce, o cupom de desconto muitas vezes funciona como o diferencial na decisão de compra dos usuários. Considerando que a procura por cupons geralmente acontece na etapa de fechamento do pedido, oferecer códigos promocionais diminui as chances de abandono do carrinho e pode aumentar as conversões em até 30% na loja online.

Flexibilidade de promoções

A flexibilidade das promoções que podem ser criadas utilizando os códigos promocionais também é uma característica favorável da ferramenta, uma vez que, as lojas anunciantes não precisam necessariamente oferecer um código promocional único para todo site. É possível estudar as margens e aplicar descontos específicos em diferentes listas de produtos, categorias e modelos. Disponibilizar cupons que oferecem descontos para o frete de determinadas regiões também é uma opção válida e com boa adesão entre os usuários.

Alcance de novos perfis de usuários

Utilizar códigos promocionais como estratégia de marketing também é uma  oportunidade para atrair perfis diferentes de usuários. Considerando que os consumidores que já estão acostumados a realizar compras no site é um público que, de forma generalizada, valorizam a qualidade e a segurança de um ambiente já conhecido. No entanto, existem outros perfis de usuários que, por sua vez, priorizam o preço do produto independentemente da loja, neste caso, um cupom de desconto pode atendê-los, sem que seja necessário diminuir a margem de lucro para os usuários que já são clientes da loja e que não estão em busca de descontos, prioritariamente.

Reativação de clientes

Os códigos promocionais podem ser úteis em ações que têm como objetivo reativar os usuários do site. Neste caso, é importante criar códigos exclusivos com promoções relevantes para que este público volte a realizar compras no site. Os cupons, enviados por e-mail ou por meio de notificações, também podem ser utilizados em estratégias personalizadas de retargeting, com foco em trazer de volta os usuários que já estavam navegando no e-commerce e não concluíram o processo de compra por algum motivo.

Maior alcance de divulgação

Além de utilizar os canais próprios da loja online para a divulgação das promoções, os cupons de desconto possibilitam um maior alcance de usuários a partir da veiculação dos códigos em sites parceiros especializados em ofertas, o que pode potencializar os resultados da ação realizada. No entanto, é importante destacar que a performance das campanhas com cupons de desconto está atrelada a realização de estratégias conjuntas e bem planejadas utilizando todas as frentes envolvidas.


Por Camille Gorla, Head de Parcerias e Conteúdo do Cuponomia, plataforma que reúne cupons de desconto dos principais players de comércio eletrônico do país.

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