*Por Paula Tebett

O TikTok não é uma rede social exatamente nova. Ele nasceu em 2017, lançado pela startup chinesa ByteDance, e depois de uma fusão com um aplicativo que também pertencia à empresa, mudou algumas ferramentas e adotou o formato atual. A companhia já havia testado um modelo similar no mercado do país oriental.

Tratava-se de um espaço de criação de vídeos com música, o que ainda hoje é uma das funções mais utilizadas. Contudo, o TikTok está longe de ser limitado apenas a isso. Ele já é o quarto maior aplicativo em número de usuários no mundo, tem um público que não é só mais formado por jovens e sua expansão abre um novo lugar de compartilhamento de conteúdo para profissionais e empresas. Bom para o entretenimento e para os negócios.

E é fácil entender o porquê de ser um aplicativo atraente para todas as marcas. O primeiro ponto a favor é o aumento crescente de pessoas ligadas no TikTok. O período de quarentena e isolamento social por causa da pandemia de coronavírus contribui, e muito, para essa ascensão cada vez mais veloz, já que os índices de pessoas conectadas na internet, em diferentes plataformas, também aumentaram. No entanto, o aplicativo já estava em uma curva de crescimento considerável, e já era apontado como tendência para este ano. Com 1,5 bilhão de usuários mensais, o TikTok havia ultrapassado Facebook e Instagram na contagem de downloads no ano passado. Outros fatores que favorecem a rede.

O que mais agrada no TikTok, atualmente, é o oferecimento de um enorme alcance orgânico. O aplicativo se utiliza de comunidades, com diferentes assuntos (também disponibiliza o uso de hashtags) e tipos de conteúdo possíveis, e mostra que quem chegar primeiro por lá, neste momento, vai levar a sua mensagem a um grande público. Isso explica o interesse dos influenciadores e marcas, também atraídos pelos convites do aplicativo, em garantir os seus nomes na plataforma. Não à toa, marcas gigantes como a NBA e a RedBull já entenderam o uso do TikTok. E há também espaço para micro influenciadores e anônimos que buscam chegar em outro patamar na internet.

Para isso, uma opção de muito valor à disposição dos usuários é poder compartilhar conteúdos criados em outras plataformas com o TikTok, e espalhar os vídeos deste aplicativo em outras redes sociais. Desta forma, o recurso de transmídia, que permite essa interação entre os aplicativos, favorece o alcance e o crescimento do perfil em várias frentes, e muda a perspectiva quanto à produção de conteúdo.

Existe a função de compartilhamento para o Instagram, por exemplo, e ainda a possibilidade de divulgar links, como os dos canais de Youtube e qualquer outro site. O TikTok também libera a transmissão de lives, de acordo com o crescimento e relevância do perfil. A ferramenta, em tempos de distanciamento entre as pessoas, é uma das formas mais usadas para debates e conversas, atualmente.

TikTok para os negócios

A própria rede social já está convidando e querendo que as marcas estejam no TikTok. É mais uma oportunidade para as empresas continuarem a atingir públicos diferentes e marcar suas posições. Dentre as opções viáveis para conteúdos produzidos por empresas, estão: vender produtos, de maneira direta, e vídeos que expliquem produtos e serviços. É sempre importante ter depoimentos de clientes, falar dos canais de comunicação e mostrar o trabalho realizado, seja em cursos, palestras, vídeos explicando serviços e produtos da empresa, por meio de podcasts ou vídeos linkados ao TikTok, uma vez que também é permitido usar trechos de áudio e vídeo gravados ou captados na internet.

Tanto para perfis pessoais ou profissionais, é importante usar os desafios que a rede propõe. O TikTok é muito pautado nos desafios, e a boa utilização da criatividade para criar conteúdos dentro dos temas que estão em alta deve gerar bom engajamento. Assim como nas outras redes, é essencial manter a regularidade de postagens, para cativar o público e mantê-lo fiel.

Já é possível encontrar no TikTok profissionais de diferentes áreas bem sucedidos na rede. Está lá gente de diversas ocupações, que vão de piloto de avião a nutricionista ou professor de inglês.

Um case que já se tornou um sucesso foi a contratação de profissionais pela Nestlé através do TikTok. A gigante do ramo dos alimentos procurou por mão de obra especializada pela rede social, e acabou contratando um diretor de marketing através das interações no TikTok.

Experiência pessoal

Para mim, o TikTok já se tornou parte integrante e fundamental do meu trabalho sobre mídias sociais, e entendo que tem que ser considerado como uma das boas novas formas de se comunicar e se posicionar na internet. Experimentei entrar na rede e em poucos dias já conseguia mais de mil e quinhentos seguidores e 10 mil curtidas em posts. Consegui viralizar um vídeo, de desafio, para quase 600 mil pessoas, organicamente, apenas me utilizando dos recursos e ferramentas da plataforma.

As pessoas que procuram o meu trabalho como especialista em mídias também perceberam que é um espaço bastante acessível para criação de conteúdo e interação ágil e direta. Uma plataforma que expõe a criatividade e pode atingir o público de maneiras diversa, de forma leve. Descobrindo os caminhos do TikTok, vai ser possível se divertir e fazer muitos bons negócios. Ele é uma força presente na internet, disputa com o Instagram em vários quesitos relacionados ao conteúdo de vídeo e pode crescer mais e mais. Por isso, a pergunta: você já fez sua conta e garantiu sua @ no TikTok?

*Paula Tebett é especialista em mídias digitais.

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