O objetivo principal é levar conhecimento aos empresários de pequenos negócios para o desenvolvimento de soluções tecnológicas

O Sebrae realiza nesta segunda-feira (15/6) evento voltado para donos de micro e pequenas empresas tornarem seu negócio digital e aumentar o número de vendas online. Intitulado de Seu Negócio Digital em 5 dias, a webinar teve início às 11h da manhã, com mais de 38 mil inscrições. A jornada de conhecimento conta com apoio da Cielo, empresa brasileira que comanda operações financeiras online.

O propósito principal do evento, de acordo com o presidente do Sebrae em São Paulo, Tirso Meirelles, é apresentar aos donos de pequenos negócios soluções tecnológicas que facilitem sua vida durante a pandemia. “Nós já sabíamos da importância do uso da tecnologia nas empresas antes do coronavírus. Agora com a pandemia, temos a certeza de que é imprescindível a modernização de qualquer negócio. Estar presente online seja para vender, para manter contato ou para conseguir mais clientes se tornou uma necessidade de primeira ordem”, observou ele logo no início da transmissão.

Em seguida, Gustavo Caetano, CEO da Sambatech, autor do best seller “Pense Simples”, eleito uma das 10 mentes mais inovadoras do país, fez uma apresentação dando um panorama de como e porque os empreendedores precisam inovar. Mesmo diante da crise econômica desencadeada pela pandemia, Caetano expôs uma série de motivos para empreender: “A informação está disponível para todo mundo. A inovação pode chegar em qualquer cidade do mundo, graças à internet. Isso faz com que a competitividade seja muito maior no mercado. Antes os mercados eram restritos, os negócios acabavam ficando restritos a nichos específicos. Agora o conhecimento está sendo amplamente difundido e quem tiver coragem pode inovar”, incentivou.

O especialista em inovação, afirmou ainda, que durante essa crise as pessoas estão priorizando serviços online e por isso, uma série de novos negócios podem ser criados ou renovados. “O modo de vida do cliente mudou e hoje ele valoriza mais a comodidade. Isso facilita a vida dos empreendedores, os pequenos ganham porque a forma de consumir e propagar ideias tornou-se mais democrática. Tem muitos problemas que as grandes empresas não conseguem resolver, aí entra o pequeno com novas ideias e solução eficazes”, explicou.
Caetano exemplificou o caso de empresas que começaram pequenas e hoje são gigantes. “O valor de mercado hoje do Airbnb é maior que o da maior rede hoteleira do mundo a Hilton. E por que isso? Em todo mercado em que existem gigantes, há inúmeras possibilidades para os pequenos negócios agirem. A lógica agora é: quanto menor e mais prático, melhor”, afirmou.

Outra dica apresentada pelo especialista é para o empreendedor se colocar no lugar do cliente no momento de criar algo. “Temos que focar no cliente. Tem muito empreendedor focado nos seus problemas, é fundamental se colocar no lugar das pessoas. Planeje menos e faça mais, muitas vezes é preciso usar as plataformas tecnológicas que já estão disponíveis. Para vender online, por exemplo, você não precisa criar um aplicativo, é só usar o que o mercado oferece”, finalizou.

Publicação Original


0 comentário

Deixe uma resposta