A Kovi, startup que está revolucionando o acesso ao carro na América Latina, fechou uma captação de mais de US$ 100 milhões (cerca de R$500 milhões) em rodada de investimento série B. O aporte reflete o atual momento da empresa, que teve um crescimento de 70% em sua base de clientes em 2020 e conta com mais de 10 mil usuários divididos entre o Brasil e o México.

Com os fundos Valor Capital Group como líder e Prosus Ventures (antiga Naspers) como colíder, a rodada contou também com a participação de fundos como Quona, GFC, Monashees, Ultra Venture Capital, Globo Ventures, PIPO Capital, Norte Ventures, Maya Capital e ONEVC, com vasta experiência no ecossistema de inovação da região, além de nomes de figuras públicas de peso, como Justin Mateen (cofundador do Tinder) e o family office do cofundador do PayPal, Peter Thiel. A Kovi havia recebido em 2019 investimento de US$30 milhões (R$150 milhões), em uma rodada Série A.

A partir do valor levantado, a Kovi vai focar na expansão para outras cidades estratégicas da América Latina, além daquelas em que já opera no Brasil e México, como forma de acelerar seu crescimento.

O aporte também será destinado ao seu core tecnológico, com especial atenção à gestão de dados e ao inédito modelo pay-per-mile, que consolidou a Kovi como a primeira empresa de carros por assinatura a proporcionar planos mais acessíveis e justos para o usuário.

O modelo permite que o motorista tenha flexibilidade para dirigir quantos quilômetros quiser por semana, e seja cobrado proporcionalmente de forma automática, sem necessidade de contato com a empresa ou de pagar taxas inesperadas por isso ou se preocupar com custos adicionais com serviços como seguros, impostos e manutenção. Com isso, a startup é capaz de atender desde o motorista de aplicativo que dirige por muitos quilômetros, com sua faixa de quilometragem ilimitada, até o cliente que passa menos tempo na rua, com faixas de quilometragens mais baixas.

“O que nos diferencia desde o começo é o desenvolvimento de tecnologias disruptivas, capazes de entregar análises que resultam em uma melhor experiência do usuário, segurança e preços competitivos”, resume João Costa, Cofundador da Kovi. Para continuar esse movimento, parte dos recursos levantados será destinada para ampliação do time, com contratação de profissionais que venham a somar em áreas técnicas, como desenvolvedores, engenheiros de software, cientistas de dados, entre outros.

“Nossa missão é revolucionar esse mercado por meio da democratização do acesso ao automóvel – oferecendo mais opções de escolha para nossos usuários. Para isso, não vamos nos limitar a um produto ou serviço. Queremos oferecer um leque de opções voltadas para mobilidade urbana e acreditamos que, com a nova rodada de investimentos, vamos conseguir caminhar rapidamente rumo a esse objetivo”, resume Adhemar Milani, Cofundador e CEO da Kovi.

Um exemplo disso é o seguro auto, lançado em março de 2021, que se utiliza de toda base tecnológica e operacional da gestão de frotas, já testadas com os mais de 10 mil clientes do carro por assinatura da Kovi e milhões de quilômetros rodados, para oferecer uma melhor experiência para o segurado.

A expectativa positiva com o aporte é corroborada por Scott Sobel, sócio-fundador do Valor Capital Group, que afirma: “Nós vemos um potencial enorme na Kovi, especialmente porque o acesso ao carro ainda é uma realidade distante para milhões de pessoas na América Latina. A Kovi fornece soluções inovadoras e flexíveis que tornam o carro prontamente disponível para uma base mais ampla. A empresa certamente está liderando o movimento de mudança desse setor não apenas no Brasil, mas em toda a América Latina.”

Fundada em 2019, a Kovi iniciou suas atividades focando em maneiras de descomplicar o acesso a veículos, aliando tecnologia, preços acessíveis e atendimento ao cliente eficiente e desburocratizado. A premissa, desde o início, foi garantir que mais pessoas tivessem acesso ao carro e não somente os 25% que são beneficiados pelo sistema bancário tradicional. Além de planos de curta e longa duração de locação de automóveis, em março de 2021, a startup anunciou o lançamento de seu seguro. Nos três anos de operação, a Kovi atingiu uma frota de 12 mil veículos, além de um time formado por 700 pessoas. Até o final de 2021, a meta é chegar a 20 mil carros nas ruas e mais de 900 pessoas no time.


Quer acompanhar de perto todos os investimentos no ecossistema de startups? Siga as redes sociais Startupi e acesse nosso ranking de investimentos do mês.

Publicação Original


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder