Interessados em participar da seleção podem se inscrever até o próximo domingo (29). Até 450 negócios de todo o país serão atendidos nessa fase

Mais uma chance para projetos em fase de ideação receberem capacitação, mentorias, suporte tecnológico e consultoria especializada gratuitamente. As inscrições para o Programa Ideiaz – Powered by InovAtiva foram prorrogadas até o próximo domingo (29). A iniciativa desenvolvida pelo Sebrae, em parceria com a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e a Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia irá selecionar até 450 projetos.

Os empreendimentos escolhidos serão atendidos gratuitamente pelas incubadoras e aceleradoras de todo o país credenciadas no Programa Ideiaz. O objetivo principal é atender, em escala e com abrangência nacional, ideias e projetos de negócios inovadores e de impacto socioambiental em estágio inicial de todas as regiões do país.

O presidente do Sebrae, Carlos Melles, observa a importância da capilaridade do Ideiaz – Powered by InovAtiva para aumentar o alcance do programa por todo o país.  “Por meio da operacionalização deste programa, seremos capazes de levar inovação e capacitação a diferentes ecossistemas brasileiros. Um trabalho que será possível por meio da ativação de uma rede de parceiros locais, com o fomento da geração de empresas inovadoras, de empregos e de conhecimento”, destaca.

De acordo com o Secretário Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos Da Costa, o programa irá potencializar a criação de startups e novos negócios tecnológicos. “O InovAtiva Brasil já acelerou mais de duas mil startups em 700 municípios brasileiros. Com o Ideiaz Powered By InovAtiva, nossa meta é apoiar projetos inovadores em estágios iniciais, ainda na fase de ideias. Queremos tornar o Brasil um dos três principais ecossistemas de startups do mundo”, vislumbra.

Como funciona a seleção?

As propostas serão avaliadas por um comitê de seleção composto por representantes do Sistema Sebrae, da Anprotec, da Sepec/ME e de outros parceiros, como entidades de fomento e investidores, e especialistas do setor produtivo e da academia. A expectativa é alcançar a marca de mil projetos atendidos durante todo o Programa. Ao todo, serão investidos mais de R$ 40 milhões em quatro anos no InovAtiva.

Entende-se por projetos em estágio inicial aqueles que estejam na fase de criação ou ideação, ou seja, cujo modelo de negócio não esteja consolidado e que o produto ou serviço objeto do projeto ainda não tenha sido comercializado. De acordo com a classificação, área de atuação, localização geográfica e disponibilidade de vagas, cada projeto será encaminhado para um atendimento de 10 semanas em uma das incubadoras ou aceleradoras credenciadas no Ideiaz.

Os empreendimentos receberão, no mínimo, 25 horas de apoio ao seu desenvolvimento, das quais serão, no mínimo, 15 horas de atendimento individualizado ao empreendimento, compreendendo os seguintes pontos, de acordo com o plano de atendimento do ambiente de inovação credenciado:

•Atividades de mentoria;

•Consultoria organizacional;

•Suporte tecnológico;

•Suporte para formalização do negócio;

•Qualificação empreendedora

Projetos já atendidos

No primeiro semestre, o Ideiaz Powered by InovAtiva atendeu 153 projetos, em parceria com 15 incubadoras e aceleradoras de todas as regiões do Brasil. A meta do programa é oferecer suporte a projetos de todos os estados do país, garantindo, efetivamente, a democratização do atendimento e o alcance nacional.

“Com o desejo de aumentar as oportunidades para àqueles que desejam empreender e utilizarmos toda a capacidade de atendimento das incubadoras e aceleradoras credenciadas, optamos por estender o prazo por mais seis dias”, afirma o presidente da Anprotec, Francisco Saboya.

Após o processo de atendimento, os projetos apoiados devem apresentar os seguintes resultados mínimos: modelo de negócios desenhado e validado; protótipo do produto ou serviço desenvolvido e avaliado por clientes; pitch de venda e defesa do negócio pronto.

A equipe do projeto deverá dedicar conjuntamente, durante o período do atendimento, pelo menos 20h semanais de trabalho (a dedicação corresponde ao somatório de horas dedicadas pelos membros da equipe) para alcançar os resultados mínimos.

Fique atento ao cronograma!

Período de inscrição: até 29 de agosto

Avaliação das propostas: até 24/09

Divulgação dos resultados: 27/09

Formalização da relação entre ambientes e projetos: 28/09 a 10/10

Início do atendimento: 11/10

Atendimento aos projetos selecionados: 11/10 a 17/12

Prazo final para a entrega dos resultados: 17/12

As dúvidas devem ser encaminhadas por e-mail: ideiaz@anprotec.org.br

CLIQUE AQUI, confira o edital completo e inscreva-se.

Publicação Original


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder