* Por Rodolfo Carvalho
A pandemia do novo coronavírus, sem dúvidas, já entrou para a história. No Brasil, já são mais de 100 dias em distanciamento social, mais de um milhão de casos confirmados e diversas incertezas. Mas, para além de uma das maiores crises sanitárias do mundo, também estamos diante da pior crise econômica desde a Grande Depressão (1929-1930). Levantamentos recentes do Fundo Monetário Internacional mostram que indicam um recuo de 5% na economia mundial, enquanto por aqui, a queda ultrapassa os 9%.
Os números são alarmantes e uma pergunta que surge na cabeça de grande parte da população é: “Será que vamos conseguir superar isso?” Tenho certeza que sim, porém, essa superação virá acompanhada de muitas mudanças onde setores e soluções que antes engatinhavam ou sequer existiam, agora estão sob os holofotes para mostrar na prática como são importantes e benéficas para a população e para aqueles que terão que se remodelar para continuarem competitivos no mercado.
Se reinventar é preciso! Porém, infelizmente, algumas marcas estão esquecendo que, caso seja necessário realizar readequações no modelo de negócios, elas também devem estender essas mudanças à maneira de se comunicar com os consumidores, justamente para atrair e fidelizar clientes para seus serviços e produtos e fazer com que a engrenagem continue rodando. E é a partir daí que boas iniciativas de marketing ganham ainda mais relevância.
Sabemos que este é um momento muito delicado e que todo cuidado é necessário no que diz respeito a investimentos. Mas, por sorte, hoje já é possível encontrar no mercado diversas startups que resolvem a dor de não se ter uma boa estratégia ‘marketeira’ na manga. Não é à toa que, segundo o Google, entre março e abril deste ano, as buscas online pelos serviços oferecidos por startups cresceram cerca de 100%.
Com pouco investimento e muita criatividade, é possível fornecer e encontrar no mercado desde plataformas de marketing de conteúdo e conexão com influenciadores digitais para engajar o público final, até softwares focados em estratégias de endomarketing e marketing de incentivo para estimular os colaboradores a terem bons resultados e se sentirem pertencentes à companhia que trabalham.
Uma coisa é certa: engajamento e proximidade em todas as esferas de um negócio (internas e externas) são justamente os fatores que irão separar aqueles que se fortalecerão neste período daqueles que, infelizmente, ficarão para trás. Por isso, se você ainda não pensou em alguma ferramenta neste sentido, é hora de avaliar as possibilidades e apostar nessa ideia!
É muito nítido que, se ao menos uma coisa boa pudemos tirar proveito desta infeliz realidade que o mundo está vivenciando, é de que é possível sempre nos reinventar e quebrar paradigmas. Se antes as iniciativas disruptivas vinham apenas para dar continuidade a um processo bem lento de digitalização e mudanças de hábitos, agora, mais do que nunca, o setor tem ganhado fôlego e os corações das pessoas. Viva à criatividade!
Rodolfo Carvalho é CEO da Incentivar.io, primeiro software de incentivo do Brasil
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