* Por Ana Flávia Carrilo

O mês de março é um período importante pois levanta a pauta de mulheres no mercado de trabalho, a diversidade em diversos setores da sociedade e muitos falam sobre igualdade de gêneros. Porém, mais importante do que isso, é falar sobre equidade. E por que essa palavra é tão importante?

Nós, mulheres somos mais de 50% da população, mas essa mesma proporção não é vista em outros lugares, especialmente quando falamos de mercado de trabalho e o ecossistema empreendedor entra nessa! Hoje, no Startupbase apenas 16% da base é de mulheres, contra 84% de homens.

No Cubo, o maior hub de inovação da América Latina, apenas 25% das residentes são mulheres. Ainda que esse número seja maior do que a média de mercado que é de apenas 16%, são números pequenos e longes de um cenário ideal.

O discurso de igualdade parte da ideia de que devemos tratar todos iguais, porém não somos iguais, então a palavra acaba com o sentido de pluralidade e de diversidade. A igualdade persiste em uma padronização, e não é assim que fazemos acontecer. Devemos, por isso, buscar pela diversidade, a equidade, a valorização e a equiparação da mesma.

E como conseguimos isso? Com ações e propostas de valorização a diversidade, e você independente do gênero pode ser um agente dessa causa, não só agora durante o mês de março.

No cenário empreendedor, acompanhe e valorize o trabalho de mulheres empreendedoras – iniciativas de fomento como a Programaria, Woman Will do Google for Startups e a Rede Mulher Empreendedora (RME), conecta-se com a comunidade de startups e conte com a Abstartups.

Se você é uma mulher empreendedora, cadastre sua startup em nossa base de dados (faça isso aqui) e participe dos nossos estudos e mapeamentos! Responda a Radiografia 2020 (acesse aqui) e compartilhe sua visão sobre o mercado. Assim, com informação, conseguimos lutar por mais espaços e divulgar dados. Vamos juntas conquistar nosso espaço?


Ana Flávia Carrilo é comunicadora por essência, formada em jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Acredita no acesso a informação como forma de transformação social. Atualmente, faz parte da equipe de comunicação da Associação Brasileira de Startups, ajudando no desenvolvimento do ecossistema empreendedor brasileiro.

ESPAÇO DO EMPREENDEDOR

Espaço Exclusivo para Empreendedores transmitirem conhecimento, desafios e experiências sobre aceleração, captação de investimentos, planejamento de marketing, escalabilidade, feiras e missões comerciais, internacionalização; know how sobre modelagem de negócios, mentoria, MVP, pivotagem, relação com investidores, com sócios, com clientes…e muito mais!

Publicação Original


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder