Publicado em: 26 de março, 2020
Endeavor Brasil

Endeavor Brasil

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 30 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Nesse momento da história, as corporações podem ser decisivas para o futuro de muitos empreendedores, da economia e do país. Nesse material, reunimos as melhores ações da nossa rede relacionadas ao posicionamento das empresas nesse momento de incerteza.

Diante das maiores crises do mundo, as corporações podem assumir um papel protagonista. Hoje, consumidores, ecossistema e sociedade pedem não só um posicionamento efetivo, mas também ações de impacto. Exemplos como Amazon, iFood e Microsoft mostram muito do que pode ser feito por meio de recursos, capilaridade, potencial humano e capital para contribuir com a superação dessa crise.

Mas, para além desse recursos, a colaboração entre corporações e scale-ups tem se mostrado um caminho eficiente para a reação ao Covid-19 ser mais ágil, eficiente e com grande potencial de impacto. Na última semana, por exemplo, foi anunciada uma parceria inédita entre Ambev, Tecverde, Brasil ao Cubo, Gerdau e Einstein para construção de um centro de tratamento para o coronavírus em apenas 40 dias.

Essa velocidade só é possível de acontecer por meio da Inovação Aberta.

Coronavírus e Corporações, veja o material:

Ou acesse a apresentação completa aqui.

Open Innovation, portanto, pode ser a resposta mais ágil para conseguirmos superar a recessão econômica causada pelo impacto do vírus. Por meio dessa relação com scale-ups, a corporação é capaz de realizar projetos de impacto sistêmico, em um espaço de tempo mais curto, usando a inteligência coletiva e a colaboração para ganhar agilidade e eficiência na realização de projetos de inovação.

No ecossistema, o papel das corporações é ainda mais amplo. Sua responsabilidade passa por apoiar, mais do que nunca, scale-ups e startups por meio de programas de aceleração, fundos de ajuda ou contratações para os desafios provenientes da crise.

O impacto econômico de uma crise como essa pode significar o fim de milhares de empresas no Brasil. Sem elas, todos do ecossistema perdem, inclusive as corporações que perdem fornecedores, parceiros e viabilizadores da própria inovação.

Essa é a primeira vez na história que as corporações podem ser tão decisivas para o futuro do ecossistema.

Esse apoio também envolve o cumprimento de compromissos e prazos com empreendedores que foram anteriormente definidos como, por exemplo, POCs, negócios e contratos, e também a agilidade nas respostas e processos internos para tomada de decisão de contratações, projetos de inovação ou relacionamento com os fornecedores, ajudando os empreendedores a destravarem essas relações.

Em momentos assim, as corporações têm espaço para se reinventar. Tanto da porta para dentro, com mudanças em processos, agilidade na tomada de decisão e oferta de produtos e serviços que atendam às urgências da sociedade, mas também da porta para fora, se relacionando com o ecossistema de forma mais aberta, transparente e colaborativa.

Que a capacidade de adaptação das scale-ups sirva de exemplo para as corporações se reinventarem e o exemplo dos empreendedores seja exemplo do que podem fazer para serem decisivas para o país.

Receba atualizações no seu email Assine nossa newsletter exclusiva para corporações


Assinar

Publicação Original


0 comentário

Deixe uma resposta