Levantamento revela que 84,7% das micro e pequenas empresas no estado irão reabrir quando forem autorizadas

No momento em que vários municípios estão autorizando a reabertura gradual de diferentes setores, o Sebrae Rio ouviu 435 donos de pequenos negócios, entre os dias 2 e 22 de junho, para entender se os empreendedores fluminenses encontram-se preparados para o momento da retomada. A segunda edição da pesquisa “As dores dos pequenos negócios no Rio de Janeiro” aponta que 34,8% dos empresários se sentem capacitados, mas não desenvolveram planos especiais para esse momento; 28,7% elaboraram um plano de reabertura; 18,8% não se sentem aptos a retomar suas atividades e 17,6% não souberam avaliar a situação do seu negócio.

 O levantamento revela que 84,7% das micro e pequenas empresas no estado irão reabrir quando forem autorizadas, 12,9% ainda não se sentem seguros para a reabertura e apenas 2,5% não pretendem retomar suas atividades. Para garantir a segurança de clientes e funcionários, 70,7% já fizeram as adaptações necessárias; 19% já estudaram o que é necessário, mas ainda não se adequaram e 10,2% desconhecem quais protocolos de segurança devem ser feitos.

 A pandemia do novo coronavírus trouxe uma série de mudanças e desafios para as MPEs fluminenses. Neste momento de retomada, a pesquisa mostra que os principais desafios dos empreendedores serão entender o que mudou no consumidor dentro do “novo normal”, como aprimorar o atendimento digital, como conciliar o atendimento presencial e digital de forma harmônica e repensar a rotina e layout do espaço para oferecer maior segurança aos clientes e funcionários.

 Atendimento do Sebrae Rio – Desde o início da pandemia, o Sebrae Rio vem realizando atendimento 100% remoto por WhatsApp (21 96576-7825), redes sociais, Chat, E-mail, além do portal (http://especialcoronavirus.rj.sebrae.com.br/) totalmente voltado para apoiar a micro e pequena empresa no período de crise. O site conta com orientações de especialistas, consultoria online, legislação e informações diversas para os pequenos negócios.

 O Sebrae Rio criou um espaço exclusivo com as orientações sobre o protocolo de segurança para a retomada. O empreendedor pode acessar os conteúdos do seu segmento e entender o que precisa ser feito para voltar as atividades em segurança, respeitando os decretos do seu município. Todo esse conteúdo foi pensado para que o empresário encontre a solução mais adequada para superar essa fase. O site conta com 56 mil empresários cadastrados e mais de 4 mil solicitações de consultorias pedidas dentro da plataforma, atendidas pelos especialistas da instituição.

Publicação Original


0 comentário

Deixe uma resposta