Agritech é o uso de tecnologia e inovação tecnológica para melhorar a eficiência e a produção da agricultura. Simplificando, é a aplicação da tecnologia para melhorar todos os elementos do processo agrícola e crescente.
Nesta sexta-feira (10), o gerente de inovação do Senar Goiás, Fernando Borges, foi escolhido para abordar o assunto durante live do Sebrae transmitido via redes sociais da instituição. O bate-papo foi moderado pelo coordenador da Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae Goiás, Francisco Lima Júnior.
      Segundo Fernando, a aplicação da Agritech pode ser produzir mais alimentos com menos espaço ou usar menos água. “Pode ser o uso de robôs para substituir o trabalho manual para plantar ou colher colheitas. Também pode ser o uso de big data, aprendizado de máquina e IA para entender mais sobre o solo ou as condições de cultivo para melhorar o rendimento”, explica.
      Borges afirma que grande parte da produção provém de pequenas fazendas familiares, sem acesso às ferramentas de produtividade mais caras disponíveis para grandes fazendas. Mas isso está mudando. “Os produtores rurais estão tendo acesso às novas tecnologias. Quando ele perceber que pode ter sua primeira colheita mecânica, usando uma máquina alugada de um agricultor maior com a ajuda de um aplicativo móvel, ele vai atrás dessa tecnologia para adotá-la em sua colheita”, diz.
      O gerente acredita que o futuro da agricultura será diretamente impactado por duas das maiores ameaças da humanidade no horizonte: crescimento populacional e mudanças climáticas. “Com mais bocas para alimentar e menos planeta para alimentá-las, e previsões cada vez mais alarmantes de mudanças ambientais, os inovadores que trabalham na agricultura precisam descobrir como cultivar mais alimentos, mais rápido e com menos recursos, desenvolvendo novas tecnologias para ampliar mecanismos de produção de alimentos do planeta de maneira sustentável”, expõe.
      Francisco complementou dizendo que o Sebrae está à disposição do produtor rural, através dos seus canais de atendimento, para acompanha-lo no caminho da inovação no campo.

Para escutar! 

Francisco Lima Jr. contextualizou o assunto através de Podcast para o Sebrae Goiás. Acesse o link para ficar ainda mais por dentro do tema:

Podcast com Francisco Lima Jr.

Publicação Original


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder